Inteligência Artificial como um impulsionador da transformação digital para melhorar a experiência do cliente: esse é o objetivo da nova parceria entre a TIM e a Microsoft, que soma-se à colaboração de longa data entre os dois grupos e visa fomentar a transformação digital da TIM na Itália e no Brasil.
Usando Data Analytics e Big Data, as empresas desenvolverão ferramentas inovadoras para produtos e serviços sob medida para aprimorar a oferta da TIM e favorecer a melhor Experiência do Cliente, ao mesmo tempo em que permite a eficiência nos processos internos. A variedade de casos de uso é extensa: interações digitais com clientes por meio de chatbots para assistência imediata e focada; melhoria do atendimento ao cliente tradicional, aproveitando recursos analíticos e cognitivos avançados; otimização dos processos de atendimento ao cliente e assistência técnica.
As novas tecnologias serão o principal facilitador do plano DigiTIM: especificamente, o aprimoramento dos pontos de contato digitais com a introdução de Apps e da Voice Response (resposta de voz) interativa para simplificar a relação com o cliente. Por exemplo, os serviços cognitivos do Microsoft Azure, com seus assistentes virtuais liderados pela Inteligência Artificial (IA), guiarão os clientes da TIM por meio de uma experiência totalmente digital.
“O acordo é um passo à frente na estratégia da DigiTIM, fortemente comprometida em fornecer a digitalização de todos os processos para melhorar drasticamente a experiência digital, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente e criar uma jornada digital eficaz. Hoje, afirmamos mais uma vez nosso compromisso incansável com a execução do Plano Industrial, do qual a Inteligência Artificial é um pilar fundamental”, disse Amos Genish, CEO da TIM.
“Todos os dias, a Inteligência Artificial se torna mais benéfica para as empresas em todo o mundo”, disse Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft. “Damos as boas-vindas à decisão da TIM de adotar a plataforma de Inteligência Artificial da Microsoft para a integração em todos os segmentos de negócios. A adoção dessa plataforma permitirá que a TIM ofereça assistência digital personalizada por meio de seus contact centers, melhorando a mobilidade e a conectividade para ir além das expectativas dos clientes.”