Vitória e Corinthians empataram em 0 a 0 na noite desta quarta-feira, em duelo no Barradão válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado foi o mais justo pelo que as duas equipes apresentaram ou deixaram de apresentar. A volta será no dia 9 ou 10 de maio, na Arena Corinthians.
Ciente de que enfrentaria talvez a equipe mais competitiva do país no momento, o Vitória resolveu tentar jogar de forma semelhante ao Corinthians. Ou seja, fechadinho atrás e apostando nos contra-ataques. A estratégia equilibrou as forças, já que o Timão saiu para criar sem muito êxito e os baianos tentavam no contra-ataque. Algumas chances surgiram de cada lado, mas as defesas se sobressaíram.
No primeiro tempo, exceto as chances não tão perigosas de cada lado, o saldo ficou negativo para o atual campeão brasileiro. A equipe perdeu o volante Ralf, que vinha sendo um dos melhores do jogo. Aos 44 minutos, ele machucou o ombro e deixou o campo chorando, tendo de ser substituído por Gabriel. Problema para o técnico Fábio Carille, que já perdeu Renê Júnior machucado.
A pergunta é recorrente em jogos do Corinthians, sobretudo quando os atacantes não conseguem infiltrar, mas desta vez foi dos dois lados. No Vitória, Neilton se movimentou bem, achou espaços, mas Denilson, comandante do ataque, não estava em noite tão inspirada. No Timão, Romero e Clayson tentaram vindo das pontas, enquanto Jadson e Rodriguinho pouco pisaram na área. A marcação levou a melhor.
O Corinthians precisa apenas vencer em casa para avançar às quartas de final. Jogou como de costume, sem sofrer atrás. Agora precisa só fazer sua parte. Problema é que o Vitória também e da última vez que jogou na Arena saiu com o resultado que lhe daria a vaga. No ano passado, o Timão perdeu a invencibilidade no Campeonato Brasileiro justamente para os baianos, no início do segundo turno: 1 a 0. A disputa está aberta. Empate leva para os pênaltis.
Grêmio
No Serra Dourada, foi o Grêmio que tomou a iniciativa da partida. Apostando nos contra-ataques, o Goiás se fechou na defesa e não deu brechas para o ataque tricolor. A dupla Jael e Everton tentaram assustar na primeira etapa, mas não conseguiram superar o goleiro Marcelo Rangel. Na volta do intervalo, porém, o Grêmio precisou de apenas dois minutos para balançar as redes. Everton recebeu de Jael, se livrou da marcação e soltou a bomba para fazer 1 a 0. O Esmeraldino tentou responder aos 15, mas o chute de Robson parou no travessão. Aos 24, Luan bateu pênalti com categoria e decretou o triunfo gremista por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 0 CORINTHIANS
Local: Barradão, Salvador (BA)
Data-Hora: 25/4/2018 – 19h30
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Neuza Ines Back (Fifa/SC)
Público/renda: 11.411 pagantes/R$ 170.333,00
Cartões amarelos: José Welison e Neilton (VIT), Henrique e Gabriel (COR)
Cartões vermelhos: –
Gols: –
VITÓRIA: Caíque; José Welison, Kanu, Ramon e Juninho (Pedro Botelho, aos 25’/2ºT); Willian Farias e Uillian Correia; Rhayner (Guilherme Costa, aos 31’/2ºT), Yago (Nickson, aos 37’/2ºT) e Neilton; Denílson . Técnico: Vagner Mancini.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf (Gabriel, aos 46’/1ºT) e Maycon; Romero, Jadson (Mateus Vital, aos 20’/2ºT), Rodriguinho e Clayson (Emerson Sheik, aos 37’/2ºT). Técnico: Fábio Carille.