Na estreia do Brasil na Gymnasiade, que está sendo realizada no Marrocos, a delegação já conquistou seis medalhas: um ouro, três pratas e dois bronzes nas modalidades de lutas, judô e karatê, e no atletismo.
O primeiro ouro brasileiro veio da judoca Leticia Menino, 16 anos, aluna da Escola Estadual Teotônio Vilela (MS), que venceu na categoria -40kg. No masculino, o atleta escolar Yuri dos Santos, do Santa Mônica Centro Educacional (RJ), conquistou a prata na categoria -50kg masculino. Teve medalha de segundo lugar também para o judoca escolar Arthur Mesquita, do Colégio Rio Branco Objetivo do Distrito Federal, na categoria -60kg.
No karatê, quem conquistou o bronze na categoria kumitê foram os caratecas José Augusto Neto na categoria – 76kg e Anna Prezzoti na categoria +58kg. As chances do ouro na modalidade também são grandes. Dos 15 atletas participantes, 12 disputam medalhas neste sábado (05), sendo: cinco medalhas de ouro e sete medalhas de bronze.
Um dos técnicos da equipe masculina de karatê, Alexandre Morais, falou sobre a atuação brasileira no primeiro dia do mundial e as expectativas do campeonato:
“Nessa primeira parte do karatê, o Brasil foi super bem, conquistamos dois bronzes e teremos a chance de conquistar mais 12 medalhas. O saldo é muito positivo, pois conseguimos levar para a disputa de pódio todas as categorias que estamos disputando. O karatê continua com um nível técnico bastante elevado com grandes potências como França, Marrocos, China, Ucrânia e o Brasil, que é o atual campeão da Gymnasiade. Fazendo um balanço geral desse primeiro dia acredito que Marrocos e Brasil serão os dois países a disputar o maior número de medalhas na modalidade”, disse Morais.
Atletismo
No atletismo, o Brasil conseguiu uma medalha no primeiro dia de provas no lançamento do dardo com o atleta Guilherme Soares da EMEF Campos Sales (SP). O atleta conquistou a medalha de prata superando o seu recorde pessoal com a marca 69.09 metros.
Mas o dia em Marrakesh não foram só com essas modalidades, teve também ginástica aeróbica, natação, xadrez, ginástica artística e rítmica que, tem chances de conquistar mais uma medalha para o Brasil na segunda apresentação do conjunto, formado pelas atletas escolares Ariane Pires, Letícia Lascoski, Maria Eduarda Azevedo, Nicole Silva, Rafaela Dudek e, como treinadora, Valdenize Chunhago. O individual, capitaneado por Gizela Batista, também está na disputa.
Finais Karatê
Neste sábado (05), o Brasil disputa finais no kata feminino com a atleta paranaense Brenda Garret, do Colégio Integração. Ainda no kata, as paulistas Nayara Neri e Rachel Freitas, do Colégio Marconi de Guarulhos (SP) disputarão o bronze contra Marrocos e Estados Unidos, respectivamente. No masculino, os sergipanos Eduardo Inagaki e Andre Santos, do Colégio de Ciências Pura e Aplicada – CCPA, também buscarão o terceiro lugar no ranking mundial escolar contra o Marrocos e os Estados Unidos.
Nimai Caldas enfrentará os Estados Unidos na final da categoria -55kg. Pela categoria -61kg, Gustavo Fernandes também buscará o ouro contra a França assim como, João Barbosa que enfrenta o Marrocos na final categoria + 76kg. A atleta escolar Barbara Cruz, do Colégio Universo de Praia Grande/SP enfrentará a Argélia na final da categoria -53kg.
Buscando também um lugar no pódio, Ericka Nascimento (-48kg) da Escola Doutor Otto Feuerchuette de Santa Catarina disputará o terceiro lugar contra a China Taipei. Quem também disputará o bronze no kumitê são os atletas Camila Medeiros (PE) da ETE Ministro Fernando Lyra, na categoria -59kg e Júlio Cesar na categoria -68kg contra a China Taipei.
Estreia de modalidades
Neste segundo dia de competições, tem estreia da Luta Olímpica, do Taekwondo e da Natação, a partir das 06h, horário de Brasília.
Você pode acompanhar tudo o que acontece na Gymnasiade 2018 por meio dos nossos canais de comunicação: www.facebook.com/cbdeorg Instagram @cbdeoficial e no site www.cbde.org.br