Para marcar a Semana Mundial da Hipertensão, o Planserv compartilhou com seus beneficiários, através do Programa Sou + Saúde, uma série de informações preciosas voltadas para reforçar a prevenção da doença. As dicas, publicadas no site e no aplicativo do plano, são de interesse direto tanto de beneficiários que já foram diagnosticados e estão sendo tratados quanto daqueles que podem agir para evitar a doença através da mudança de hábitos de vida.
De acordo com o material divulgado pelo Planserv, preparado pela enfermeira Patrícia Santana Caldas com base em informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial é uma doença crônica que pode ocasionar uma série de complicações em diversos órgãos, tais como coração, cérebro e rins. Por isso, o tratamento deve ser contínuo e adequado, pois quando não realizado pode reduzir e comprometer os anos de vida.
A doença, que se manifesta com maior frequência em idosos, mas que também afeta pessoas jovens, é uma junção de carga hereditária e hábitos de vida inadequados. Geralmente, ela se manifesta de forma silenciosa e quando há sintomas, eles já podem indicar algum comprometimento da saúde.
Prevenção – Para prevenir a hipertensão, além de melhorar hábitos alimentares, reduzindo a ingestão de alimentos ricos em sódio, açucares e gordura, a pessoa deve praticar uma atividade física regular e abandonar o tabaco e/ou o consumo de outras drogas, como bebidas alcóolicas. Evitar o estresse e não interromper o tratamento com remédios também é importante.
Medicamentos – O controle da hipertensão é feito através de medicamentos que controlam a pressão arterial. A maioria deles pode produzir efeitos colaterais como alterações de humor, desconforto muscular, cãibras nas pernas, diminuição do desejo sexual, inchaço nas pernas ou pés, tosse e dor de cabeça. Na maioria das vezes, esses sinais são leves, transitórios ou imperceptíveis.
No entanto, algumas pessoas interrompem o tratamento ao experimentarem um mínimo efeito. Contudo, parar repentinamente um tratamento pode ser perigoso. O melhor a fazer é procurar o médico antes de tomar qualquer decisão neste sentido. Para conferir mais informações sobre o assunto, interessados(as) devem acessar a aba “Sou + Saúde” no app do Planserv ou no sitewww.planserv.ba.gov.br.