Recentemente construído, o Projeto Habitacional de Urbanização e Requalificação da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, vai receber a instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica de energia elétrica. Nesta terça-feira (22), será assinado acordo de cooperação entre a Coelba e a Prefeitura de Salvador, que beneficiará as 116 famílias da localidade.
As placas fotovoltaicas vão fornecer energia para as áreas comuns de 05 conjuntos habitacionais e a creche comunitária, o que trará economia para as famílias de baixa renda, que não vão arcar com o pagamento de cerca de 550 kWh/mês relativo a esse consumo. A geração total estimada em 297.000 kWh/ano.
O projeto de energia solar teve investimento de R$ 1,2 milhão por parte da Coelba, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A prefeitura ficará responsável pela manutenção do sistema e pelas contas de energia do condomínio (custo de disponibilidade equivalente a 100 kWh/mês). O excedente vai gerar uma economia para a Prefeitura de cerca de R$ 140 mil por ano para usar em outras unidades e na creche.
Os moradores, antes da requalificação, consumiam energia clandestinamente, na nova ocupação receberão ate 05 lâmpadas LED de 9W na troca por lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes compactas de maior potencia, visando adequar a conta de energia a sua condição de pagamento.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).