Os eixos da estratégia de desenvolvimento da atividade turística e seus resultados foram apresentados pelo secretário estadual de Turismo, José Alves, nesta terça-feira (22), aos integrantes e convidados da Fecomércio, reunidos na sede da instituição, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. O presidente Carlos Andrade abriu os trabalhos, saudando os participantes. Em seguida, transmitiu o comando para o presidente da Câmara Empresarial do Turismo, José Manoel Garrido.
A importância do debate entre setor público e privado foi assinalada por Garrido, ao conduzir o secretário José Alves para a explanação sobre a política de desenvolvimento. Em sua exposição, o titular da Setur falou sobre as prioridades em andamento, começando pela promoção do destino, ampliação da oferta de voos, qualificação profissional, diversificação de produtos, infraestrutura e ação integrada com diversas secretarias.
Segundo o secretário, a importância econômica do setor está traduzida no Mapa Turístico da Bahia. “Incentivamos as administrações municipais a atenderem às exigências para ingressar no mapa. E, com isso, elevamos de 117 para 150 o número de municípios turísticos”, afirmou José Alves.
Sobre a expansão da malha aérea, Alves mostrou que, até julho, a Bahia passará de 23 para 31 frequências internacionais regulares. “Fruto de uma acertada política de incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual às empresas aéreas”, explicou ele, completando que “uma maior oferta de voos internacionais é imprescindível para a expansão do turismo”.
A Latam Linhas Aéreas colocou em operação, em abril, o voo Miami-Salvador; a Copa Airlines vai operar a rota Panamá-Salvador (julho); e a Cabo Verde Airlines vai lançar novas frequências para a Bahia em junho. A expansão aproxima ainda mais a Bahia de outros países emissores. A malha aérea já possui voos diretos vindos de Portugal, Argentina, Espanha e Colômbia.
Secom