A Facebook perdeu popularidade entre os adolescentes norte-americanos de 13 a 17 anos, segundo a pesquisa Teens, Social Media & Tecnology 2018, realizada pelo Pew Research Center e publicada nesta quinta-feira (31).
Em 2015, a rede social criada por Mark Zuckerberg tinha 71% desse público. Pelo novo levantamento, houve uma queda de 20 pontos percentuais para 51%.
Os jovens dos EUA migraram principalmente para outras três plataformas sociais: Snapchat, Instagram e YouTube.
O Snapchat fica em terceiro lugar em popularidade com 69% dos perfis nessa faixa etária de internautas.
Apesar de perder o espaço com o Facebook, Zuckerberg consegue equilibrar com o crescimento do Instagram. A rede social de fotos teve um crescimento de 20 pontos percentuais e contam 72% desse público.
O resultado da pesquisa mostra que 85% dos adolescentes dos EUA têm uma conta no Youtube, essa é a maior proporção em relação aos demais concorrentes.
Os preferidos
Os entrevistados também foram questionados sobre qual a rede social mais usada por eles, mesmo tendo perfis em mais de uma rede.
O Facebook ocupa a quarta posição, com 10% da preferência dos adolescentes.
O preferido é o Snapchat, que é o mais acessado por 35% dos que responderam a pesquisa. Em segundo lugar, ficou o YouTube que, apesar de ter mais perfis, é utilizado preferencialmente por 32%.
O Instagram tem uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o Facebook e fica na terceira posição.
R7