Medidas simples podem evitar acidentes
O Planserv aproveita esta Semana de Luta contra Queimaduras para alertar os servidores públicos do Estado a respeito do número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício, que costumam ser utilizados nos festejos juninos e em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para evitar acidentes, alguns cuidados importantes devem ser tomados.
Para começar, é fundamental garantir a supervisão constante de crianças durante o manuseio de fogos de artifício. Observar asrecomendações dos fabricantes de fogos e não comprar aqueles de fabricação caseira ou clandestina, pois podem correr explosões fatais. “Não acender fogueiras jogando álcool ou outro líquido inflamável diretamente nas chamas é uma decisão inteligente. Além disso, soltar balões é um crime que pode provocar grandes tragédias”, lembra a Coordenadora de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Maria Beatriz Fauaze.
E se o pior acontecer? Seja em queimaduras de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada; seja nas de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa; ou nas de terceiro grau, o tipo mais grave, é indicado lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele e, em seguida, buscar atendimento médico imediato. “Mesmo que não esteja sentindo dor, o paciente queimado não deve remover, por conta própria, tecidos, pólvora, papel ou qualquer objeto que estiver grudado na pele, para não piorar a lesão. Só o médico saberá como fazer isso da melhor forma”, explica Maria Beatriz.
Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar a área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a lesão. Esta ação pode agravar o problema ou causar infecções muito graves.
A queimadura também não deve ser coberta com algodão ou qualquer outro material. Se as roupas estiverem em chamas, a pessoa afetada não deve correr. Ao invés disso, deve deitar no chão e rolar. Um lençol ou pano úmido pode ser posto sobre a roupa, mas não sobre a pele queimada.
A pessoa queimada não deve retirar a roupa para não correr o risco das bolhas estourarem e a pele ser arrancada. Não usar acessórios como pulseiras e anéis ao manusear fogos de artifício é aconselhável porque o corpo pode inchar após uma possível queimadura e esses objetos podem ficar presos.
Emergência – A lista completa dos serviços médicos de emergência com cobertura do Planserv em todo o Estado da Bahia está disponível na aba “Rede Credenciada” do site www.planserv.ba.gov.br ou no aplicativo do plano, que pode ser baixado na loja virtualGoogle Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.