Com um jogador a mais durante 45 minutos, o Bahia não teve qualidade suficiente para conseguir voltar a vencer dentro de casa. O empate por 3×3 manteve o tricolor mergulhado na zona maldita, na 18ª posição, agora com 9 póntos, e dificilmente sai dessa condição antes da parada para a Copa do Mundo. O Botafogo e, principalmente, Kieza não quiseram saber de nada disso. O ex-atacante de Bahia e Vitória marcou duas vezes e, em respeito a torcida, fez gestos de que não iria comemorar. O tricolor empatou na primeira etapa em jogada polêmica com penalidade em cima de Tiago e expulsão de Aguirre com o segundo amarelo. Régis marcou. O Botafogo fez 2×1 na segunda etapa quando o tricolor mandava na partida. Vinicius empatou, mas em cobrança perfeita de falta Valencia fez 3×2. No minuto final o baixinho Allione escorou de cabeça para o gol de Jefferson.
O resultado deixou o Tricolor com 9 pontos na tabela do Brasileirão, após 11 rodadas, na 19ª colocação. A equipe volta a campo nesta quarta-feira (13), contra o Corinthians, em novo jogo em casa, a última partida do Esquadrão pelo campeonato antes da pausa para a Copa do Mundo.
Na partida, o Bahia sufocou o Botafogo durante os primeiros 45 minutos na Fonte Nova. Com suas linhas adiantadas, o Tricolor não deixava o time carioca sair com a bola e, assim, rondou a área do goleiro Jéferson o tempo todo.
O jogo estava todo para o Esquadrão, mas na única chegada real do Alvinegro em todo 1º tempo, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Rodrigo Lindoso que tocou para Kieza fazer 1 a 0.
Atrás no marcador, o Bahia seguiu pressionando, com a mesma estratégia. Criou ótimas chances de empatar, com Elber (duas vezes), Zé Rafael e Régis, e de tanto martelar conseguiu a igualdade aos 48, em pênalti batido por Régis, sofrido por Lucas Fonseca após escanteio.
Com um a mais na partida, o Tricolor voltou para a etapa final ainda mais em cima do Botafogo, com a entrada de Vinícius no lugar de Élton. Mas num contra-ataque logo aos 5 minutos, Lindoso cruzou na área e Kieza fez 2 a 1, de cabeça.
O Bahia não desanimou e seguiu em cima do adversário. Repetiu o primeiro tempo e criou chances sucessivas de empatar. Depois de muito insistir, Vinícius, aos, 27, recebeu ótimo passe de Élber, da linha de fundo, e chutou forte de dentro da área para fazer 2 a 2.
A torcida cresceu e o Tricolor avançou ainda mais. O Botafogo tentava nos contra-ataques e num deles teve uma falta de média distância a seu favor. Na cobrança, aos 38, Leonardo Valência acertou o ângulo de Douglas, fazendo 3 a 2.
O jogo se encaminhava para uma derrota do Esquadrão, mas aos 48, Nino trocou de pé pela direita, cruzou na área e viu Allione se antecipar aos zagueiros para cabecear no cantinho de Jéferson, dando números finais ao marcador: 3 a 3.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Botafogo
Campeonato Brasileiro – 11ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 10/06/2018 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
Adicionais: Ilbert Estevam da Silva e Douglas Marques das Flores (ambos de SP)
Cartões amarelos: Régis, Élber, Kayke, Nino Paraíba e Lucas Fonseca (Bahia) / Aguirre (2x), Moisés, Jefferson e Leo Valencia (Botafogo)
Cartões vermelhos: Aguirre (Botafogo)
Gols: Régis, Vinícius e Allione (Bahia) / Kieza (2x) e Leo Valencia (Botafogo)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton (Vinícius), Gregore (Geovane Itinga) e Régis (Allione); Élber e Zé Rafael; Kayke. Técnico: Cláudio Prates.
Botafogo: Jefferson; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso (Marcelo), Matheus Fernandes e Leo Valencia; Aguirre, Rodrigo Pimpão (Luiz Fernando) e Kieza (Brenner). Técnico: Alberto Valentim.