Antes do treino desta terça-feira (19) o técnico Enderson Moreira foi apresentado oficialmente na sala de imprensa do Fazendão. O novo comandante Tricolor se mostrou feliz com o acerto e revelou os motivos de ter escolhido vim trabalhar no Bahia.
“Na verdade, foi a primeira vez que tomei uma atitude dessas, de interromper um trabalho. Foram duas coisas. Acho que o ciclo com o América-MG estava perto do fim, dois anos no clube. Temos hoje no futebol uma parada pouco provável, um recomeço. Todos têm mais tempo do que em uma transição normal de fim para início e ano. Todos têm tempo para treinar. No início da temporada tivemos dez dias de preparação para estrear no Mineiro. Foi justo essa interrupção. O Bahia fez essa escolha pelo Enderson, e eu também escolhi, visualizei aqui uma boa oportunidade de desenvolver um bom trabalho. Vi a equipe jogando algumas vezes, claro que não com a mesma atenção que terei agora. Vi grande potencial na equipe para essa segunda etapa do ano, para terminar de forma positiva. O Cláudio Prates está aqui, tive uma parceria com ele no América-MG. Essa transição vai ser tranquila, pretendo mudar algumas coisas, mas sem mudar radicalmente a forma de jogar. Tenho essa concordância em temos de ideia de jogo”, falou.
O treinador fez bastantes elogios ao elenco do Esquadrão. Enderson fez questão de valorizar o grupo e comentou sobre os atletas que já trabalhou.
“Já tem alguns atletas que conheço, com quem trabalhei. Tive oportunidade de conviver um pouco. Por exemplo, o Elton era jogador do sub-23 do Inter, o Léo também no Fluminense. A primeira partida dele no profissional foi na minha gestão. Tem vários outros atletas. A gente sabe do potencial, tive contato com Mena, Edson. O Jackson acompanhei de perto no Inter e no Goiás. O Élber foi jogador de meu auxiliar. Futebol a gente conhece todo mundo. Tenho expectativa boa, a equipe é talentosa, tem muita coisa positiva. A gente vai ter que mudar alguma coisa, mas vejo grande potencial no elenco. Que a gente possa buscar sempre fazer grandes apresentações e, acima de tudo, que nosso torcedor possa se entusiasmar com a equipe. Esses são nossos objetivos na temporada.
Comissão técnica
Junto com o treinador Enderson Moreira chegam três profissionais para se incorporar a comissão técnica do Bahia. O auxiliar Luis Fernando, o preparador físico Edy Carlos e o auxiliar de treinador de goleiros Ailton da Hora são os novos integrantes da equipe técnica do Tricolor.
Os preparadores Luiz Andrade, Vitor Gonçalves e Roberto Nascimento, além do treinador de goleiros Rogério Lima continuam a fazer parte da comissão.
Luis Fernando Flores
Gaúcho de Bagé-RS, o ex-jogador foi um meia de grande destaque no futebol brasileiro. Luis fazia parte do time do Internacional em 1988, quando enfrentou o Bahia na final do Campeonato Brasileiro. Em 89, foi envolvido na negociação do atacante Zé Carlos para a equipe gaúcha e atuou por uma temporada no Tricolor.
Se transferiu para o Cruzeiro onde conquistou quatro Campeonatos Mineiros (92, 94, 96 e 97), duas Supercopas Sul-Americanas (91 e 92) e duas Copas do Brasil (93 e 96).
Após encerrar a carreira, iniciou os trabalhos fora de campo na divisão de base do time mineiro onde exerceu os caros de supervisor, e técnico das equipes sub-18 e sub-20.
Foi na base do Cruzeiro que começou a trabalhar com o treinador Enderson Moreira e já como auxiliar, foi campeão brasileiro sub-20 em 2007.
Em 2011, já trabalhando no profissional, acompanhou Enderson no Goiás e na equipe goiana foi campeão da Série B (2012) e bicampeão estadual (2012 e 2013).
Luis Fernando possui o curso Licença B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Edy Carlos
O preparador físico Edy Carlos é natural de Curitiba-PR e iniciou a carreira no futebol no Clube Atlético Paranaense.
Edy trabalhou nas categorias sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23 até chegar a equipe profissional do time paranaense.
Foi no Atlético que conhece o técnico Enderson Moreira, onde trabalhou no time júnior em 2009 e depois no profissional, em 2015.
Em 2016, o treinador o levou para fazer parte da comissão do América Mineiro e no ano seguinte foi campeão brasileiro da Série B.
O profissional é formado em Educação Física pela PUC-PR e tem pós-graduação em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho-SP.
Aílton da Hora
O auxiliar de treinador de goleiro iniciou a carreira no Atlético Mineiro e trabalhou em grandes clubes do futebol brasileiro como o Sport-PE, Goiás-GO, Fluminense-RJ e América-MG.
O profissional tem curso de capacitação em futebol, pela Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha com Enderson desde 2011, no tricolor carioca.
Aílton foi tricampeão goiano (2012, 2013 e 2015) e bicampeão da Série B (2012 e 2017).
Banner Loja 300
Banner Loja 300×250
Banner Sócio Esquadrão
Banner Torcedor de Aço
Banner Seja um Parceiro de Aço
Treino
Após conceder sua primeira entrevista coletiva como treinador do Bahia, o técnico Enderson Moreira já comandou os treinamentos no campo do Fazendão. O treinador começou a montar o time que enfrenta o Ceará, pela semifinal da Copa do Nordeste.
A partida acontece nesta quinta-feira (21), às 21h45, no estádio do Castelão.
Antes da atividade, a nova comissão técnica foi apresentada ao elenco no auditório do CT.
Enderson, junto com os auxiliares Cláudio Prates e Luis Fernando, montaram a possível equipe que inicia o jogo em Fortaleza.
O treinador começou a atividade observando a movimentação dos atletas em campo. Depois, parou o trabalho para orientar e corrigir o posicionamento dos atletas.
O meia Vinicius, que havia sofrido um trauma no joelho no treino de ontem, participou normalmente da atividade de hoje.
Na fisioterapia ficaram os atacantes Júnior Brumado e Edigar Junio, que trataram e iniciaram atividades físicas.
O goleiro Douglas, ainda com dores no cotovelo, continuou o tratamento.
Já o meia Marco Antônio trabalhou na academia com o professor Roberto Nascimento.
Nesta quarta (20) o elenco viaja para a capital cearense pela manhã e treina no campo do Fortaleza à tarde.