Uma aliança entre a Volkswagen e a Ford foi anunciada hoje (18). As empresas declararam que assinaram um documento para dar início a uma colaboração em nível global. Os planos incluem o lançamento de uma nova linha de veículos comerciais.
O objetivo da parceria é estratégico. As empresas buscam expandir suas capacidades e fortalecer a competitividade no mercado. Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas vão incluir projetos em várias áreas, segundo um comunicado oficial.
Entre estes, estará o desenvolvimento conjunto de uma linha de veículos comerciais para “atender às necessidade em evolução de seus clientes”, afirma a divulgação.
A aliança não incluirá acordos acionárias, mas participações proprietárias cruzadas. “A Ford está empenhada em melhorar nossa qualificação como negócio e alavancar modelos de negócios adaptativos – que incluem trabalhar com parceiros para melhorar nossa efetividade e eficiência”, afirmou o presidente de Mercados Globais da marca norte-americana, Jim Farley.
O acordo também deverá ser interessante para o Grupo Volkswagem, que vem enfrentando desafios devido ao escândalo do Dieselgate. Na semana passada, a alemã foi condenada a pagar R$ 4,3 bilhões (€1 bilhão de euros, em conversão direta) à Alemanha devido às fraudes das emissões em seus motores a diesel.
O diretor de estratégia do Grupo Volkswagen expressou suas expectativas no comunicado. “As demandas do mercado e dos clientes estão se modificando em uma velocidade incrível. Ambas as empresas já têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para se adaptarem a um ambiente desafiador, é da mais alta importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias”, declarou ele.
Mais informações serão divulgadas à medida em que a aliança entre a Volkswagen e a Ford avançar.
Isso é uma parceria que não envolve a criação de uma nova empresa, como foi no Brasil e Argentina quando ambas se juntaram sob uma única frente, a Autolatina. A joint venture foi controlada pela Volkswagen, sócia majoritária com 51% do empreendimento, entre 1987 e 1996. Agora, Ford e Volkswagen se unem em caráter apenas colaborativo, para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
R7