São Francisco do Conde foi convidada para se tornar um dos polos sede do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, criado pela medalhista olímpica Ana Moser, que é patrocinado pela Petrobras. A parceria foi consolidada na última quinta-feira (14), em uma reunião que aconteceu na Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.
Essa é uma ação que dialoga com o plano estratégico da SEDUC, pautado na meta 6 do Plano Municipal de Educação, que visa implantar a educação de tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, também proporciona a valorização profissional através da formação que será oferecida aos servidores da Educação pelo Instituto de Educação e Esporte, contemplando a meta do Plano Municipal de Educação (PME).
Participaram do encontro, a superintendente executiva da SEDUC, Rahijois Oliveira, a representante da Diretoria Pedagógica, Elienai Barreto, a diretora de gestão escolar, Dulcilene Santos, o diretor de Programas e Projetos, Luan Santos, além da representante de responsabilidade social da Petrobras, Andreia Chaves, a subcoordenadora do Instituto de Esporte e Educação, a professora de Educação Física Raquel Clementino, e o coordenador regional do Instituto, João de Deus. “Essa é uma rede em construção, na qual a nossa teia não pode nem ser muito tensa, para não sobrecarregar ninguém, nem frouxa e enfraquecida”, considerou Raquel, em uma explicação à dinâmica aplicada para apresentação dos parceiros.
O projeto está presente em nove estados e já formou 1.050 professores de Educação Física em 50 municípios brasileiros. Com a inclusão de São Francisco do Conde na Rede de Parceiros, profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino passarão por uma formação conduzida pelo Instituto Educação e Esporte, que ocorrerá em dois módulos, o primeiro a ser realizado em agosto e o segundo no mês de novembro, em um modelo integrado de formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores. O resultado será a qualificação das aulas de educação física e esporte, favorecendo a educação integral e a qualidade de vida.
O polo, que tem à frente São Francisco do Conde, conta ainda com as cidades de São Sebastião do Passé e Candeias.