Após 12 anos, a França está de volta a uma final de Copa do Mundo. Nesta terça-feira (10), em São Petersburgo, os azuis se aproveitaram da bola aérea e superaram a Bélgica por 1 a 0 e garantiram a vaga na decisão. O único gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Raphael Varane.
Agora, os azuis aguardam para descobrir o adversário da decisão, que acontecerá no próximo domingo (15). Nesta quarta-feira (11), no estádio de Lujniki, Croácia e Inglaterra se enfrentam.
O JOGO
Logo nos primeiros segundos, a França deu impressões de que partiria para o ataque com a velocidade de Mbappé. No entanto, não passou de uma investida. Na sequência, o domínio foi belga. Aos cinco minutos, Hazard recebeu na esquerda, cruzou rasteiro e a bola quase chegou em Lukaku. O zagueiro Umtiti impediu a finalização do atacante.
Aos 15 minutos, os diabos vermelhos quase marcaram. Após uma sequência de erros dos azuis, De Bruyne deixou Hazard na cara do gol. Ele chutou cruzado e a bola passou muito perto do gol de Lloris. Dois minutos depois, a França respondeu com Matuidi, que aproveitou a sobra e mandou uma bomba de fora da área. Courtois defendeu sem problema.
A Bélgica não demorou e voltou a atacar com força. Hazard cortou para dentro da área, bateu com força e Varane cabeceou para escanteio antes que a bola entrasse no gol aos 18 minutos. Um minuto depois, Fellaini foi alvo de um cruzamento na área, mas Lloris afastou de soco.
Lloris salva a França
Aos 21, a força do ataque belga voltou a surgir, e dessa vez a França precisou de um herói na baliza. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou com AlderWeireld, que bateu colocado e Lloris fez grande defesa. Um minuto depois, Umtiti lançou Giroud na área. O atacante tocou na bola, mas não o suficiente para acertar a meta.
Aos 30 minutos de jogo, Griezmann tocou para Pavard, que cruzou na área e achou Giroud, que cabeceou ao lado, muito perto do gol de Courtois. Dois minutos depois, o mesmo Griezmann ficou com sobra na entrada da área, mas sua finalização passou por cima. Um pouco depois, Mbappé recebeu lançamento e deixou Giroud de frente para o gol, com liberdade. No entanto, o grandalhão não conseguiu finalizar e irritou sua torcida.
Courtois evita gol da França
Aos 38, Pavard recebeu com liberdade na grande área, bateu para o gol e o goleiro belga evitou o que seria o primeiro gol dos azuis no jogo.
Segundo tempo
Umtiti faz o gol da França
Aos cinco minutos, o torcedor francês ficou muito perto de comemorar. Giroud bateu e a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Na cobrança de Griezmann, Umtiti superou Fellaini e cabeceou para o fundo do gol. Cinco minutos depois, Mbappé deu um passe de efeito para Giroud, que chutou em cima da defesa belga.
Com 15 minutos, Mertens cruzou na área, Varane afastou e a bola sobrou limpa com De Bruyne, que falhou no momento de finalizar e facilitou a vida do goleiro Lloris. Quatro minutos depois, Mertens voltou a cruzar e o goleiro francês agastou. Depois, após mais um cruzamento, Fellaini cabeceou e a bola passou muito perto.
A partir dos últimos quinte minutos, a Bélgica partiu para o desespero. De fora da área, De Bruyne recebeu de Hazard e finalizou, mas a bola passou muito longe.
Aos 35, Witsel mandou uma bomba de fora da área e o goleiro Lloris rebateu. Na sequência, a França soube controlar a partida, não sofreu tanto com as ofensivas da Bélgica e ainda deu tempo de Tolisso quase marcar o segundo gol. Com isso, os azuis estão de volta à final.
FICHA TÉCNICA
França 1 x 0 Bélgica
Copa do Mundo – Semifinal
Local: Estádio de São Petersburgo
Data: 10/07/2018 (terça-feira)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran e Mauricio Espinosa (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Hazard, Alderweireld (Bélgica) /
Gol: Varane (França)
França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti E Hernandez; Pogba, Kanté; Mbappé, Griezmann e Matuidi (Tolisso); Giroud (Nzonzi). Técnico: Didier Deschamps.
Bélgica: Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Dembelé (Mertens), Fellaini (Carrasco), Witsel e Chadli (Batshuayi); De Bruyne, Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.