Pesquisadores da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, descobriram que homens que incluem nozes na dieta apresentam esperma mais saudável. Segundo o teste clínico, indivíduos que ingeriram 60 gramas de nozes todos os dias durante 14 semanas tiveram aumento na contagem de espermatozoides no sêmen. De acordo com o IG, a pesquisa foi realizada com 119 homens saudáveis, dos 18 aos 35 anos, separados em dois grupos.
O primeiro grupo seguiu os hábitos alimentares normalmente, enquanto o segundo incluiu 60 gramas diárias de amêndoas, avelãs e nozes na dieta. Depois desse período, os pesquisadores analisaram os espermas e sangues dos participantes, constatando aumento de cerca de 16% na contagem de espermatozoides do segundo grupo. O número de espermatozoides vivos e saudáveis encontrados aumentou 4%, enquanto a motilidade espermática aumentou em 6%. Também foi contatado melhora no formato dos espermatozoides. 1% deles apresentou forma mais próxima do padrão, com cabeças ovais e caudas longas, determinando o quão fértil o homem é.
O principal autor do estudo, Albert Salas-Huetos adverte que embora os resultados sejam significativos, mais pesquisas precisam ser feitas antes que as nozes passem a user usadas para tratar problemas de infertilidade.
Bahia Notícias