Amaciamento dos freios é fundamental mas poucos mecânicos e poucas oficinas se lembram de recomendar ao motorista um certo cuidado depois que as suas pastilhas de freio são substituídas.
Que cuidado é esse? Quando se pisa no freio, essas pastilhas são pressionados contra os discos, esse atrito que faz o carro parar, mas faz também surgir mínimas irregularidades no disco.Então é importante o motorista saber que nos primeiros 100 a 200 quilômetros com as pastilhas novas é preciso ir com certo cuidado até que ela se assentem, até que haja um bom acasalamento entre a pastilha e o disco. Aliás se esta recomendação vale para um carro zero, onde as pastilhas e discos estão novos, ela é ainda mais importante no caso de uma pastilha nova com o disco usado.
Além do amaciamento dos freios, o AutoPapo preparou uma lista de sinais que você deve saber decifrar:
7 sinais que o sistema de freio tem problema
O sistema de freios dá sinais claros quando algo não vai bem. Muitos problemas são, literalmente, sentidos pelo motorista. O AutoPapo enumerou 7 indícios de que o carro não está brecando corretamente: se você percebeu algum deles, não perca tempo e procure rapidamente o mecânico. Afinal, a segurança do veículo não pode ficar para depois.
Fading dos freios
Outra dica interessante sobre os freios: Já ouviu falar de “Fading dos freios”? Em uma descida longa, os freios, se muito exigidos, podem superaquecer e provocar o ‘fading’; Agumas medidas podem ajudar a evitar o problema.
R7