Você compra um carro flex, mas só abastece com etanol ou gasolina. Mas, aí alguém te deixa receoso dizendo que o motor já está acostumado um combustível e, por isso, terá problema quando alternar para outro. E, aí, é mais uma das lendas da internet?
O carro flex já existe há mais de 10 anos, mas ainda rolam diversos mitos sobre ele por aí, principalmente na internet. E um deles, que deixa muita gente em dúvida, é o que diz que o motor se acostuma, entre aspas, a um combustível. E algumas pessoas perguntam: “eu sempre uso gasolina durante meses ou anos, se eu mudar para o etanol eu vou ter problemas no seu funcionamento ou vice-versa?” Ou, “eu só usava etanol, agora ficou mais em conta abastecer com gasolina, será que eu vou ter problemas no funcionamento do motor?”
Nada disso, o carro flex foi feito para funcionar com qualquer um dos dois combustíveis. E pode ser abastecido só com gasolina, ou só com etanol, ou com uma mistura dos dois durante meses ou anos. Se um dia o dono resolver mudar de combustível, o motor tem que continuar funcionando perfeitamente, pois a central eletrônica ajusta o motor automaticamente para o combustível. Se ela estiver falhando nessa missão o problema pode ser de uma tal de sonda lambda, que é um sensor que fica no escapamento e percebe qual combustível está sendo queimado no motor, se etanol ou se é gasolina. Se essa sonda lambda estiver com problema, ela não vai informar a central eletrônica, e aí o motor não vai funcionar bem. Pois, está regulado para um combustível e na verdade está vindo um outro do tanque.
R7