A Regulação Municipal de Saúde está realizando a campanha Cartão SUS Itinerante nas comunidades de Lauro de Freitas. Depois da primeira etapa, na Unidade de Saúde do Parque São Paulo, onde mais de 2 mil pessoas fizeram a atualização de dados e emissão de novos cartões, a campanha chegou para os moradores e região de Vida Nova. Aberta nesta segunda-feira (6), vai até o dia 17 e os cidadãos devem procurar a USF do Caji Vida Nova, das 7h às 13 h. Os documentos necessários são Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência.
Além de disponibilizar o cadastro do Cartão Nacional de Saúde mais próximo das residências dos cidadãos, a campanha tem o objetivo de atualizar os dados dos usuários já cadastrados e diminuir a fila de atendimento na Central de Regulação. O Cartão Nacional de Saúde está sendo atualizado e entregue na hora para o usuário.
De acordo com o coordenador da Regulação Municipal, Alan Reis, é importante que os munícipes façam a atualização dos dados cadastrais para facilitar o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde). “A atualização dos dados ajuda na comunicação entre o setor de saúde e o paciente. Com os documentos pessoais, endereço, e principalmente o número de telefone, atualizados no cadastro, a Regulação pode entrar em contato com o paciente para informar qualquer mudança no atendimento. Além disso o Cartão SUS facilita o acompanhamento e o registro de informações da saúde do paciente”. Alan ressalta que o cartão de plástico que está sendo disponibilizado na campanha itinerante tem a mesma validade e numeração do cartão de papel que os usuários já utilizam.
Na manhã desta segunda-feira (6), primeiro dia da ação na região de Vida Nova, a moradora do loteamento Recreio de Ipitanga, Ana Maria Nascimento, aproveitou a ida ao posto de Caji Vida Nova para emitir a primeira via do Cartão SUS da sua netinha, de um ano e quatro meses, Maria Flor Cruz. “Trouxe minha neta aqui no posto para vacinar. Ela ainda não tinha o cartão do SUS. Como está acontecendo essa campanha aqui, aproveitei logo para fazer o dela. Foi ótimo trazerem esse serviço para cá, assim não precisamos pegar a fila na Regulação. O atendimento aqui foi bem rápido”, contou.