No Terminal Pesqueiro da Ribeira e também na ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, 44 pescadores passam por cursos de manipulação e higienização do pescado. Com carga horária de 200 horas, a capacitação oferece orientações sobre as formas corretas de higienização do pescado, limpeza do ambiente de trabalho, armazenamento de produtos e utilização de equipamentos de proteção. As aulas, gratuitas, são ministradas de segunda a sexta, das 13h às 17h.
A moradora da Ribeira e integrante da colônia Z2, Analice Santos, falou sobre a importância da qualificação, que segue até o dia 30 de agosto. “Como marisqueira, está sendo uma grande oportunidade para aprender as técnicas que estão sendo oferecidas” destacou.
Os pescadores recebem auxílio-transporte, alimentação, farda e material didático. A ação faz parte do programa Qualifica Bahia, que promove a qualificação social e profissional de trabalhadores baianos.
De acordo com Eliana Carla, gerente da Bahia Pesca, órgão responsável pela ação, o curso tem viés empreendedor e capacitativo. “O objetivo é qualificar a mão de obra para que se tenha um produto com melhor valor agregado. O curso busca capacitação profissional, social e o acompanhamento do empreendedorismo social, para que se tenha um trabalho coletivo”, afirmou.
Na capital, estão participando do curso pescadores dos bairros da Ribeira, Paripe, Periperi, São Tomé de Paripe, Plataforma e Fazenda Coutos. Em Bom Jesus dos Passos, as colônias beneficiadas são: Associação de Pescadores de Bom Jesus dos Passos- Colônia Z3, Associação de Pescadores de Paramana e Associação de Pescadores da Ilha de Maria Guarda.