A cada metrô que passava pela Estação Pirajá nesta quinta-feira (23), dezenas de passageiros de todas as idades paravam para assistir à Banda de Música da Polícia Militar da Bahia. A apresentação faz parte de uma série de ações em comemoração ao Dia do Soldado, 25 de agosto. Uma nova apresentação será realizada na sexta-feira (31), no Shopping Barra, a partir das 16h.
Isabele Lima, 22 anos, bacharel em direito, foi do Cabula para Águas Claras de metrô com a filha, Nara Vitória, de um ano e dez meses. As duas pararam para assistir à apresentação. “Ela ficou encantada. Parou, foi lá para a frente para ver os músicos. É bacana a musicalidade representando o Estado. Bem bacana”.
A francesa Amelie Fabre e a polonesa Anna Dabrowsa são missionárias e pararam para assistir às apresentações. “Para nós foi uma surpresa ver isso no metrô. Foi muito legal, eu gostei”, disse Amelie. Já a técnica de enfermagem, Viviane Lina, 33 anos, foi de Mussurunga para o Hospital do Subúrbio fazendo a integração entre ônibus e metrô. Ela filmou uma parte da apresentação. “Eu achei muito legal, não esperava. É a Polícia Militar? Eles estão de parabéns”.
Criada em setembro de 1849, a Banda de Música Maestro Wanderley é formado atualmente por 42 músicos, muitos com nível superior e destaque no cenário musical da Bahia. Sob a regência do capitão Sarmento e regência auxiliar do tenente Ferreira, a Banda da PMBA foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia em 29 de janeiro deste ano (Lei 13.922/2018), e hoje é a banda militar em atividade mais antiga do Brasil.
O maestro, Capitão Marcelo Sarmento, diz que no dia 17 de setembro serão comemorados 169 anos de criação da banda, que possui 42 músicos. “Este é um projeto que visa aproximar a PM da comunidade, através da arte. Nós fazemos apresentações em praças públicas, escolas, asilos, creches, onde a comunidade não tem tanta aproximação com a arte, e no nosso caso, com a música militar, os dobrados”.