Demorou! O Bahia levou o primeiro turno do Brasileirão inteiro para conquistar seu primeiro triunfo como visitante. Na noite desta quarta-feira, em partida adiada da 15ª rodada, o tricolor superou o Ceará, dentro do Presidente Vargas, por 2×0 e conseguiu se afastar da zona de rebaixamento e alcançar a 11ª colocação, quatro pontos distantes do Z-4. Lucas Fonseca, num belo e vigoroso chute na primeira etapa e Gilberto já no finalzinho da segunda etapa, usando as últimas forças com uma corrida dos campo de defesa até o gol de Everson, marcaram os gols da partida.
O resultado deixou a equipe com 25 pontos na tabela de classificação, sua maior pontuação ao fim de um 1º turno desde 2003, no início da era dos pontos corridos. O Esquadrão ocupa o 11º lugar, a um ponto de América-MG (9º) e Fluminense (10º).
O Tricolor retorna nesta quinta-feira a Salvador e volta a campo neste domingo (2/9), quando fará seu 3o jogo consecutivo longe de Salvador, desta vez contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Em campo, mesmo com uma escalação com três volantes, o Bahia não abriu mão de sua estratégia de atuar com suas linhas adiantadas e pressionando a saída de bola de adversário. Assim, mesmo fora de casa e sofrendo com o péssimo estado do gramado do estádio Presidente Vargas, o Esquadrão controlou a partida e tinha o contra-ataque como uma arma extra para chegar ao gol.
O Ceará praticamente só chegava em lances de bola parada, mas quem abriu o placar numa jogada de escanteio foi o Tricolor, aos 27 minutos. Marco Antônio cobrou da direita, Everson desviou no primeiro pau e a bola sobrou para Lucas Fonseca emendar de primeira, sem deixar a bola cair, marcando um golaço no PV.
A partir de então e até o fim do 2o tempo, o Ceará se lançou totalmente ao ataque, pressionando o Bahia, mas sem conseguir finalizações perigosas. O Tricolor, nos contra-ataques, ficou por muitas vezes por um passe final para entrar na cara do gol, faltava capricho e às vezes sorte.
Zé Rafael por pouco não ampliou em uma bomba de dentro da área após boa jogada de Elber, mas Everson fez grande defesa e salvou o Ceará, aos 21. O goleiro só não foi mesmo capaz de impedir o gol de Gilberto, aos 41. Novamente Elber foi quem construiu o ataque, e o centroavante recebeu sozinho no meio-campo, avançou com a bola e chutou com força já dentro da área.
Antes do apito final, deu tempo ainda de Douglas, que voltava ao time após meses parado, fazer uma excelente defesa, aos 47, em um chute forte, no cantinho, de Felipe Azevedo. No fim, um resultado merecido para um time que soube jogar na defesa e no ataque, conquistando finalmente seu primeiro triunfo fora de casa no Brasileirão.