Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) conseguiram reduzir em 23% as ocorrências de infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em apenas um ano, após adotarem uma série de medidas propostas por um projeto que treinou 119 profissionais das unidades de rede pública em cinco hospitais particulares de referência no país.
A proposta do grupo é que, com pequenas coisas, os hospitais consigam reduzir casos de infecção. Formado por tutores de alguns hospitais brasileiros que, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadui-SUS), o projeto realizou o trabalho em 25 estados, com foco na diminuição de três tipos de infecção: na corrente sanguínea, no trato urinário e a pneumonia associada à ventilação mecânica. A expectativa é
Segundo o grupo, revisar o passo a passo desde o ato de lavar as mãos, passando pelo colocar sondas, e até o planejamento de compra dos dispositivos para uso nos pacientes são processos que fazem parte da iniciativa, envolvendo não só enfermeiros e médicos, mas integrantes da diretoria. De acordo com o Estadão, a expectativa do projeto é reduzir em 50% as ocorrências de infecção hospitalar até 2020.
Bahia Notícias