Morreu na noite deste último domingo (2) a youtuber de 21 anos, Claire Wineland, conhecida por compartilhar sua rotina de luta contra a fibrose cística, doença que causa acúmulo de muco nos pulmões e em outras áreas do corpo. Diagnosticada desde o nascimento, a jovem partilhava com os seguidores mensagens positivas e realistas sobre a condição.
Claire tinha passado por um cirurgia de transplante de pulmão na última semana, no dia 26 de agosto. O procedimento tinha sido considerado bem-sucedido, mas a jovem acabou sofrendo um acidente vascular cerebral.
No Facebook, a página oficial da Fundação Claire’s Place, criada por ela, publicou uma nota de pesar sobre o falecimento: “Claire Wineland, nossa fundadora inspiradora, partiu. Ela não estava com dor e a equipe médica disse que foi a passagem mais pacífica que já viram”, informa o comunicado.
Em 2017, Claire foi uma das convidadas para palestrar no evento TEDx Talk, onde pode falar sobre a importância da auto-estima de uma pessoas que sofre com uma doença que encurta a vida. “A vida não é sobre estar feliz. É sobre o que você está fazendo com sua vida e se você pode encontrar um profundo orgulho sobre quem você é e o que você está entregando”, disse ela.
Foi aos 14 anos que Wineland começou a contar sua história, chegando a participar de palestras e escrever um livro intitulado “Every Breath I Take, Surviving and Thriving with Cystic Fibrosis” (“Cada respiro que dou, sobrevivendo e prosperando com fibrose cística”).
O canal do Youtube da jovem já ultrapassava mais de 250 mil inscritos e seu perfil no Instagram tinha a marca de 133 mil seguidores.
Varela Notícias