O técnico Tite aprovou a atuação da Seleção Brasileira na goleada por 5 a 0 contra El Salvador, na noite da última terça-feira (11). A partida amistosa aconteceu em Washington, capital dos Estados Unidos. O time Canarinho entrou em campo com muitas mudanças em relação aos onze que começaram o jogo diante dos Estados Unidos, no entanto o treinador destacou que seus comandados dominaram o adversário por todos os 90 minutos.
“Uma ideia de futebol permanece inalterada e independe de adversário: manter posse de bola e agressividade, infiltração, finalização, é a nossa característica, é um jeito que eu gosto. A gente vai encontrando soluções, para manter verticalidade. Variações de atletas acabam sendo importantes. Foi uma retomada de uma equipe que é alegre e agressiva para jogar. Produz, desempenha e toma a iniciativa independentemente do nível técnico do adversário. Ela tem o DNA do gol, de vertical, de agredir e pressionar. Jogamos constantemente com a pressão alta e conseguimos trabalhar o tempo todo com essa rotação”, afirmou durante a entrevista coletiva.
O comandante da Seleção Brasileira minimizou o nível do adversário, El Salvador. Segundo ele, as seleções europeias não estavam disponíveis e lembrou que o time Canarinho enfrentará a Argentina na próxima data Fifa, no mês de outubro.
“A gente não tem a oportunidade de escolher europeus, é uma informação. As outras estamos procurando, vamos pegar Argentina… Já passei da idade de desconstruir críticas. Os Estados Unidos empataram com a França antes da Copa. São dois estágios nisso. De uma equipe com bola, o que ela busca, e no nível do adversário… Mas ai tu faz o seu papel, pressiona o adversário. Esse estágio com a posse de bola é fundamental”, disse.
Tite e o seu auxiliar Sylvinho ainda elogiaram o atacante Richarlison. O jogador do Everton foi convocado no lugar do machucado Pedro e no seu primeiro jogo como titular marcou dois gols na goleada. Além disso, foi ele que sofreu o pênalti convertido por Neymar com dois minutos de bola rolando.
“Acompanhamos o Richarlison até antes da Copa. Foi bem no Watford, é difícil começar tão bem na Inglaterra. Agora começou muito bem no Everton. Temos outras boas opções pelo lado, mas surgiu a chance na situação do Pedro (cortado por lesão). Richarlison agrada pelo perfil e sabe fazer gol”, comentou Sylvinho. “Richarlison não olha para o lado, olha para o gol. Tem infiltração”, completou Tite.
Alguns jogadores deixaram a capital americana logo após a partida e nas primeiras horas desta quarta (12). O restante da delegação viaja ao longo do dia. Os próximos compromissos da Seleção serão em outubro quando enfrenta Arábia Saudita e Argentina, em jogos amistosos.
Bahia Notícias