Evento será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro
Sustentabilidade para além do meio ambiente. Ação. Cultura. Conhecimento. Novas relações socioeconômicas. Reconfigurações do espaço público. Interação e Interatividade. Maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável 2018 está lançada em Salvador e com data marcada: 29 e 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Vire sua cidade. Seja parte. As inscrições para participar, seja com projetos ou como voluntário, estão abertas no site viradasustentavel.org.br.
Promovido pelo Instituto Virada Sustentável, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o evento irá ocupar diversos espaços da capital baiana com uma programação inteiramente gratuita, voltada para todos os públicos e, o principal, feita pelo público. O objetivo é reunir projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade.
Com realização do Movimento Salvador Meu Amor, a Virada Sustentável é um festival coletivo, fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Os ODS são a referencia que utilizamos para o desenvolvimento das ações e funcionam de uma forma transversal, então o foco da Virada será em atividades que atendam ao máximo de ODS e que, portanto, também atendam a sociedade de uma maneira mais ampla, no desenvolvimento social, tecnológico, da agricultura e por aí vai; sempre respeitando a diversidade local e estimulando a participação coletiva”, afirmou a coordenadora nacional da Virada Sustentável, Vivian Schaeffer.
A programação inclui palestras, debates, painéis, roda de saberes, dinâmicas, apresentações culturais, intervenções artísticas, teatro, dança, circo, shows musicais, contação de histórias, projeção de filmes, exposições, grafite, oficinas, vivências, atividades esportivas e recreativas, meditação e yoga, feiras de trocas e ações ambientais. “A ideia é reunir organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades em um grande movimento de vivenciar a cidade e propor, coletivamente, uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade, que apontem caminhos e soluções possíveis para construir a sociedade que queremos. Apesar de tratarmos de temas polêmicos, a nossa abordagem é sempre positiva, trazendo essa imagem do aonde podemos chegar”, enfatizou Vivian Schaeffer.
Virada Sustentável – Criado em 2011, em São Paulo, o festival já percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador, em 2016. Para esta edição, um dos espaços já confirmados para as atividades é o Parque da Cidade.
A Virada Sustentável Salvador 2018 tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Salvador; com o copatrocínio de Liberty Seguros e o apoio da Booking. As inscrições de projetos seguem até o dia 23 de outubro. Mais informações: [email protected].