As peças originais algumas vezes são deixadas em segundo plano por causa do seu preço, geralmente mais alto. Mas, comprar peças mais baratas e sem procedência pode sair ainda mais caro.
Tem uma briga no mundo inteiro entre as peças de reposição dos automóveis. As chamadas originais vêm na embalagem no fabricante do automóvel. Fora do concessionário, no mercado paralelo, nas casas de peças, os componentes podem ter sido fabricados pelo mesmo fornecedor da fábrica com outra embalagem ou por outra marca de qualidade internacionalmente reconhecida. Ou uma terceira hipótese e aí vem o problema: ela pode ter sido fabricada em um duvidoso fundo de quintal. Na oficina da concessionária só se aplica peça original.
Nas independentes são muitos os mecânicos que conhecem de longa data as diversas marcas do mercado e sabem que uma peça da marca Bosch, por exemplo, tanto faz vir como original ou no paralelo, a qualidade é a mesma. Mas para quem não conhece e está em dúvida, é melhor não correr risco, porque a única garantia de qualidade é na peça original.