O projeto Melissa Makers acontece em Salvador, reunindo 24 criativxs para pensar e transformar a cena cultural de suas cidades. A edição 2018 do projeto, que já acontece há quatro anos, começou em abril e será encerrado no próximo 12 de outubro, com o Festival Melissa Makers – Tramas Urbanas. O evento acontece no Candyall Guetho Square, a partir das 15h.
Durante os últimos cinco meses, xs makers de Salvador se reuniram mensalmente para co-criar o que seria a programação do festival. O mesmo aconteceu, em paralelo, em Curitiba, cidade também contemplada com o projeto da marca. O nome “Tramas Urbanas” surgiu instintivamente nas duas cidades e reflete a vontade dxs criativxs de unirem os laços que movem as capitais, movimentando suas cenas locais.
Nas duas cidades, o conceito de tramas e conexões está presente em uma programação que busca reunir o que há de novo em termos de discussões culturais, reunindo diferentes olhares e regiões das cidades e incentivando o público a colocar a mão na massa com oficinas que trazem novos olhares sobre ferramentas. Além da programação recheada, o evento também terá shows e exposições.
Serviço:
Festival Melissa Makers Salvador
Dia 12 de Outubro
Local: Candyall Guetho Square – Rua Fernando Menezes de Góes, 41810-700 Salvador.
Horário: 15h
Programação
Rodas de Conversa
A arte como forma de expressão política
Convidados: Paloma Barbiezinha e Carol Barreto
Mediação: Makers Hisan Silva e Andressa Rodrigues
Duoline: Offline x Online
Convidados: Samir Sá e Lara Lopes
Mediação: Maker Luma Nascimento
Oficinas
Fit Guetto
Facilitadores: Gutinho Cabral, Anderson Nascimento, Gleyce e Drika Bispo
Práticas de dança freestyle com dançarinos de segmentos distintos, como: pop, break dance, twerk e pagode.
Tranças e Tramas
Facilitadores: Dona Nice e Manas da trança
Oficina de tranças que, além da prática, propõem um debate sobre padrões de beleza na realidade afro soteropolitana.
Exposição
Helen Salomão
Seguindo o conceito do festival, a exposição da fotógrafa vai passear entre a conexão das tramas e trançados soteropolitanos pelo olhar da maker.
Shows
Aurea Semiseria e Convidados
A maker é um dos nomes locais mais fortes de Mc’s da nova geração. Faz parte do Coletivo Nacalada, que reúne artistas e produtores multimídia independentes ligados ao hip-hop.
Afrocidade
Afrocidade nasceu e de um encontro de percussionistas. Atenta ao cotidiano ao seu redor e às questões vividas no dia-a-dia, a banda traz reflexões ainda sobre a desigualdade e consciência negra, expressando sua ótica sobre o mundo por meio de um som animado que mistura vários ritmos.
DJ Sets
Nai Senna, Silas Mattos (Maker) e Olivia Ribeiro (Maker)