Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, mostrou que um pequeno intervalo de tempo entre gestações aumenta o risco de um parto prematuro da segunda criança. Após avaliação de cerca de 150 mil gestantes, segundo a revista Super Interessante, a equipe concluiu que o intervalo mínimo seguro entre partos e de 12 a 18 meses.
A pesquisa analisou mulheres grávidas com diferentes faixas etárias, com o objetivo de obter um resultado amplo. Entre aquelas com idade de 20 a 34 anos, o risco de prematuridade na segunda gestação foi de 8,5% para intervalos menores que o recomendado e de 3,7% para gestações mais distantes entre si.
As gestantes com 35 anos ou mais apresentaram 6% de risco de parto prematuro na segunda gravidez, taxa menor do que a registrada entre as mais jovens. No entanto, há um agravante entre elas. O risco de morte ou complicações sérias no parto chega a 1,2%, se a distância entre as gestações for menor que 12 meses. As mulheres que aguardam 18 meses para ter outro filho têm o risco reduzido para 0,5%.
Bahia Notícias