Para ter uma sobrancelha grossa, desenhada e capaz de dar um novo formato aos olhos, muitas mulheres aderiram, nos últimos anos, às técnicas de micropigmentação. A prática ficou famosa após artistas como Lily Collins, Kim Kardashian e Natalie Portman aderirem à sobrancelha marcada como um complemento de moda.
O problema começa quando o resultado não fica como o esperado. Falhas no desenho, sobrancelhas esverdeadas, azuladas e com formatos desarmoniosos são as principais causas da crescente procura por reparos para procedimentos mal sucedidos. Mesmo sendo quase-definitivo, há como minimizar os danos.
A designer de sobrancelhas Raquel Normandia, do salão de beleza Maison Rocha, de Belo Horizonte, MG, explica que os danos podem ser revertertidos por meio da despigmentação.
— Essa ação pode ser parcial ou total. Além disso, existem muitos métodos para clarear ou remover definitivamente os pigmentos indesejáveis. É preciso avaliar qual a queixa da cliente e posteriormente, definir a melhor técnica para solucionar o problema.
A despigmentação irá remover os pigmentos aplicados na pele. Raquel destaca que o procedimento é feito com o eletrocautério, um tipo de bisturi elétrico. A técnica é considerada uma das menos agressivas e mais eficazes para reverter danos à sobrancelha.
Raquel explica que a eletrocauterização é uma espécie de cauterização, na qual o tecido é destruído com a eletricidade.
— Neste processo é utilizado um bisturi eletrônico que, se aplicado delicadamente em cada ponto da sobrancelha, remove o tecido tingido dando origem a um tecido novo e limpo. Sua principal vantagem é a rapidez e os resultados perceptíveis em poucas sessões.
Em relação às reações possíveis da pele, é bom ressaltar que a pele ficará avermelhada no dia da sessão de despigmentação, e em alguns dias ocorrerá o branqueamento da pele no local.
— A sensibilidade durante o procedimento pode variar de paciente, da região a qual será despigmentada e da profundidade que o pigmento foi implantado.
O tempo para concluir a despigmentação varia de caso para caso, dependendo do tamanho, da cor, da forma e do local do pigmento.
— É imprescindível realizar o procedimento com profissionais com expertise no assunto, referências de trabalhos e clientes.
R7