O evento aconteceu no Shopping Bela Vista e contou com mais de 4 mil visitantes
A Bahia mostrou que tem potencial para fechar negócios no setor de franquias. Os números da 32ª Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias são a prova disso. O evento, realizado no Shopping Bela Vista, de 9 a 11 de novembro, superou as expectativas e faturou em torno de R$ 15 milhões em três dias de exposição. O diretor da Feira, Ademar Pahl afirma que os resultados positivos confirmam que o público baiano é qualificado e entendeu que a franquia é um negócio mais seguro para empreender em momentos de instabilidade econômica. “A Bahia é estratégica, um polo fértil de franqueados. Muitas marcas têm bons resultados na região. Em termos de negócios, a Bahia é para nós o 2º melhor lugar para trabalhar, só perde para Minas Gerais. Em agosto do ano que vem estaremos de volta”, frisou.
O número de visitantes também superou o esperado. A Feira recebeu mais de 4 mil visitantes. Mariluce Salomão veio de Candeias para prestigiar o evento. “Achei bem interessante o formato da Feira. Estou interessada em abrir um negócio e sei que a franquia tem uma base estruturada, o que facilita para o investidor. A ideia é começar com uma marca que tenha um valor mais baixo de investimento”, afirmou.
Destaques
Os segmentos mais procurados na Feira Nacional de Franquias foram o setor de prestação de serviços, com o valor de investimento a partir de R$ 5 mil, em segundo foram os de alimentos, que vem despontando no mercado baiano, o terceiro foi o setor de beleza, cosméticos e fitness e por último foram os cursos profissionalizantes, com valores de investimentos diversos.
Marcas
A empresa baiana, Le Biscuit, se lança no setor de franquias pela primeira vez no Nordeste. A loja será inaugurada em dezembro no município de Irecê. Pela primeira vez também presente na Franchising Fair, a Le Biscuit foi uma das marcas mais procuradas pelo público. Para Carlos Nascimento, diretor de franquias, o evento superou as expectativas. “Muitas pessoas não sabiam que a Le Biscuit agora é franquia, acredito que isso despertou o interesse. Tivemos procura de pessoas de Cruz das Almas, Itapetinga, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, além de clientes de fora da Bahia, como Curitiba. A vantagem de a Feira estar no Shopping, é que o empreendedor tem a oportunidade de conhecer a nossa loja”, disse.
A marca Piticas que tem a proposta de comercializar camisetas relacionadas à cultura pop e geek, também chamou a atenção do público, especialmente dos jovens, a marca é uma opção interessante para quem deseja investir na área de moda. Bruno Augusto, gerente de franquias da marca, definiu a Franchising Fair em Salvador como “surpreendente”. “Ficamos surpresos com a qualidade do público que visitou a Feira. As pessoas não vieram por curiosidade, vieram com o objetivo de fechar negócios. Acredito que teremos pelo menos três novas lojas na cidade”, concluiu. A marca já tem 10 unidades na Bahia.
Palestras e consultorias
A Franchising Fair, em todas as edições, aposta também na informação. Em todos os dias da Feira, o público contou com diversas palestras sobre o setor de Franquias. Em parceria com o Sebrae, foram apresentados temas como: “Franquia Como Primeiro Negócio”, “Como Escolher a Franquia Certa”, e “Oportunidades de Mercado”, entre outros.
Jonatha Moyseis procurou a Feira interessado nas palestras. “Gostaria de primeiro entender como funciona o negócio para ter a certeza de que estou no caminho certo. Eu e minha esposa estamos pensando em abrir uma confeitaria. Ela já vende bolos por encomenda. A palestra nos deu várias dicas importantes”, pontuou.