Já foi comprovado cientificamente que a música proporciona muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças. Dessa vez, um estudo canadense revelou que atividades musicais, como cantar e tocar instrumentos, podem melhorar as habilidades de comunicação social das crianças com autismo, bem como a qualidade de vida da família.
De acordo com o site da revista Crescer, os cientistas da Universidade de Montreal e da Escola de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade McGill (Canadá) avaliaram 51 crianças com autismo, com idades entre 6 e 12 anos, que foram designadas a dois grupos de terapia: um envolvendo música e outro não. Após três meses de sessões semanais, os pais das crianças do grupo de música relataram melhorias significativas nas habilidades de comunicação e na qualidade de vida das crianças, não observadas no grupo controle.
Ainda foram realizados exames de ressonância magnética antes e depois das sessões e os resultados apontaram que a melhora na comunicação se deu por uma maior conectividade entre as regiões auditivas e motoras do cérebro – estimulada pela música –, e uma diminuição entre as regiões auditivas e visuais, comumente observadas no espectro autista.
Bahia Notícias