Quando surge um barulho no freio ou na direção hidráulica, muitos motoristas ficam temeroso e já pensam em rebocar o carro. Entenda a origem desses ruídos.
Você já reparou que alguns carros emitem chiados, apitos e cantorias? Carros com direção hidráulica, por exemplo, chiam ou apitam quando o motorista vira o volante. O que é um sinal de que a correia que movimenta o sistema está ressecada. Ela desliza sobre a polia e emite esse barulho.
Outra manifestação “lírica” da direção hidráulica é quando o motorista vira o volante até o batente. Quando chega nesse limite, para um lado ou outro, o sistema “bota a boca no trombone” por causa do excesso de pressão. É por isso que não se recomenda manter o volante totalmente virado durante mais do que dois ou três segundos.
Outros carros apitam quando se pisa no freio, e tem até a recomendação para se lixar as pastilhas, que poderiam estar provocando esse ruído no contato com o disco de freio. Se lixou e não resolveu, é porque na verdade aquele ruído foi provocado nas costas da pastilha. Mude o revestimento entre ela e o pequeno pistão que a aciona para eliminar esse barulho no freio.