O ano letivo está chegando ao fim, mas, para alguns alunos, as férias podem ser adiadas temporariamente. Isso porque os estudantes que perderam as chances de alcançar notas suficientes para passar de ano direto têm na recuperação escolar a última opção para não perderem e repetirem o ano letivo.
Para os pais, pode ser difícil lidar com a situação, mas, de acordo com a psicopedagoga do Colégio Vitória Régia, Cibele Cerqueira, nesta fase os responsáveis devem motivar e dialogar com a criança ou jovem. “É preciso deixar claro que a recuperação nunca deve existir nos planos de um aluno. Mas, se chegar a enfrentá-la, é necessário analisar quais as maiores dificuldades e perceber como é possível aproveitar o pouco tempo de preparação para retomar os conteúdos”.
Ainda de acordo com a psicopedagoga, os pais não devem punir o aluno. “Não é hora de brigar, é hora de dar suporte, auxiliando nos estudos, para que a criança não perca o incentivo de estudar. Após o resultado, convém uma conversa mais direta, fazendo com o aluno um balanço geral do que aconteceu, alertando-o para novas atitudes no próximo ano”.
O incentivo que parte do ambiente escolar também é fundamental. No Vitória Régia, Cibele Cerqueira explica que há uma equipe disponível para realizar atendimento individualizado com os responsáveis do aluno que foi para a recuperação. “Incentivamos o pai ou responsável a ir à escola no momento de pegar os resultados e, fazer a inscrição presencial, pois em contato com as orientadoras educacionais ele pode esclarecer dúvidas e ser auxiliado nesse processo”. Os alunos também podem ter acesso às orientações dos psicopedagogos da equipe, para um melhor aproveitamento do período de recuperação.
Dicas
Durante o processo de recuperação, os pais podem retirar, pelo menos temporariamente, algumas atividades prazerosas (internet, jogos, brinquedos ou festas), da criança ou do adolescente. “São importantes algumas renúncias para que o estudante compreenda que é preciso esforço e dedicação”.
Por outro lado, essa experiência pode ser uma oportunidade de rever hábitos e perceber as disciplinas nas quais o aluno tem mais resistência. Refletir sobre os motivos que levaram a passar pela recuperação é uma maneira de aprender com a etapa. “Ele deve aproveitar o momento para ampliar os conhecimentos e detectar as dificuldades existentes”, completa Cibele Cerqueira.
Para evitar esse período extra, os pais devem acompanhar diariamente a criança e o jovem durante o ano letivo, ressaltando a importância do processo de estudos e do comprometimento com o período escolar. “A dica é fazer uma análise constante, retomar conteúdos, acompanhar anotações e tarefas. Não adianta só cobrar no final. Tem que motivar e estimular ao longo do ano”, conclui a psicopedagoga.