Professores e estudantes da Escola Mário Costa Neto protestaram no bairro da Federação, em Salvador, nesta sexta-feira (14), contra o possível fechamento da escola, que pertence à rede estadual. Os manifestantes se reuniram na frente do colégio com cartazes, além de uma banda. Eles temem o fechamento da unidade por conta do anúncio feito pelo governo estadual.
“Eu acredito em mais escolas e menos presídios. A primeira concepção da educação é a humanística, então, a gente tem que levar em consideração o humano, que é preponderante em relação ao econômico, financeiro. São alunos que não têm condições de se locomover por conta do custo, por menor que seja esse custo”, disse uma professora da escola.
“A escola tem uma extrema importância para a comunidade. A escola não pode fechar. A educação é direito de todos nós”, afirmou um dos alunos.
No dia 26 de novembro, seis dias depois do anúncio do possível fechamento das escolas, a Secretaria da Educação da Bahia fez um acordo com professores e estudantes garantindo a realização de encontros com as comunidades escolares das unidades da rede estadual que poderão ser fechadas.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disse que não procede a informação de fechamento do Colégio Estadual Mário Costa Neto. Afirmou ainda que está mantida a oferta de vagas no turno diurno e noturno na unidade.
A Secretaria informou também que haverá alteração apenas na oferta de vagas para os estudantes do Tempo Formativo Eixo VI. Estes terão suas vagas garantidas no Colégio Estadual Henriqueta Martins, distante cerca de mil metros.
G1