O Ministério da Saúde, por meio da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, aponta que os brasileiros têm buscado mais a prática de corrida e artes marciais. De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que praticam esses esportes teve um aumento de 194% e 109%, respectivamente, entre os anos de 2006 e 2017.
A Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fátima Marinho, afirma que 76% das mortes no Brasil são causadas por doenças crônicas. Ela acredita que a prática de atividades físicas evitaria 39% dessas mortes.
O estudo aponta ainda que a procura pelo futebol, conhecido por ser a “paixão” do brasileiro, diminuiu em 43,5% no mesmo período. Ainda assim, a preferência por artes marciais, por exemplo, é de apenas 2,3% do público total.
A prática mais realizada pelos brasileiros é a caminhada, com a preferência de 33,6% dos brasileiros. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que a realização diária de 30 minutos de caminhada reduziria em 12% as mortes por câncer de mama, por exemplo.
Bahia Notícias