Terá início nesta quinta-feira (10) o credenciamento para ambulantes que desejam trabalhar nas festas populares do ano de 2019, em Salvador.
O primeiro evento do ano será a Lavagem do Bonfim, que ocorrerá no dia 17 de janeiro e terá o licenciamento feito através do site do Sistema de Credenciamento de Ambulantes, entre 12h de quinta (10) a 23h59 de sexta (11), ou enquanto durarem as vagas. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas para isopor e 20 para carrinhos e food trucks.
Após o cadastro e pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que será emitido pelo site, o ambulante deverá comparecer na sede da Semop com RG e o DAM pago, das 9h às 12h, para efetivar o cadastro.
Proibições – Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser substituídas por descartáveis.
Veículos – Antes do licenciamento, os caminhões de compras de latinha, carros de gelo e food trucks (comida de rua) deverão comparecer à sede da Revita, na Av. Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, nº 2562, Mata Escura, para fazer a vistoria do veículo, das 9h às 12h, até esta quinta (10), sendo que a inspeção valerá para todas as festas populares do período.
Nos casos de licenciamento de food trucks, a vistoria também deverá ser feita pela Vigilância Sanitária de Salvador. Estes veículos deverão ser vinculados às cooperativas cadastradas na Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Os valores da licença variam entre R$ 25,06 para tabuleiros e R$ 451,13 para food trucks acima de 10 metros de comprimento.
Confira as datas de licenciamento de outras festas populares:
Festa de São Lázaro (31/01) – Licenciamento no dia 17 de janeiro
Festa de Iemanjá (02/02) – Licenciamento no dia 24 de janeiro
Lavagem de Itapuã (21/02) – Licenciamento no dia 30 de janeiro
Pré-carnavais, Fuzuê (23/02) e Furdunço (24/02) – Licenciamento no dia 5 de fevereiro.