“Isso mudou a minha vida. Perdi facilmente 9kg em pocos meses. Além disso, estou mais calma e paciente”. Essas são palavras da norte-americana Sara Joy Madsen sobre o suco detox de aipo, que, com fama de ‘elixir milagroso’, virou febre nos Estados Unidos.
Empresas do país entraram na onda e passaram a oferecer versões caras e engarrafadas da bebida. No Instagram, mais de 68 mil postagens foram marcadas com #celeryjuice (suco de aipo, em português) e mais de 17 mil trazem o rótulo #celeryjuicebenefits (benefícios do suco de aipo). Alguns famosos também aderiram à moda, como a atriz Debra Messing, que, no início deste mês, afirmou que teria como meta para 2019 tomar mais o suco.
O criador do maior movimento a favor da bebida é o ‘guru de saúde’ Anthony Williams, de Los Angeles. Ele diz que, para conquistar os benefícios, é preciso consumi-la fresca, com o estômago vazio e não-diluída em água ou qualquer outro líquido.
Mas, para especialistas, o suco não passa de uma ‘mentira bem elaborada’.
“Não há nada de extraordinário no suco de aipo”, diz Abby Langer, dietista de Toronto, em entrevista à FoxNews. A nutricionista Shonali Soans afirma que ele é mais uma prova de que os seres humanos buscam soluções rápidas.
“Claro, o aipo é cheio em nutrientes e tem muitos benefícios para a saúde, mas outros vegetais também têm”, diz a profissional.
Tanto Langer quanto Shonali concordam que ingerir o líquido não causará nenhum tipo de dano ao organismo. Quando misturado com medicamentos ansiolíticos, no entanto, há uma possibilidade vir a desenvolver pedras nos rins. Mas geralmente isso não acontece.
O dietista afirma que, se uma pessoa vê a pele ou o peso mudar, provavelmente é uma coincidência ou resultado de outra mudança de hábito, pois, segundo ele, não há base científica que comprove o poder ‘milagroso’ da bebida. “O único estudo que eles têm é alimentar ratos com aipo. Não há estudos do suco de aipo em humanos. É uma mentira bem elaborada”, diz.
R7