O trabalho do projeto “Praia Boa é Praia Limpa” foi realizado na Barra (sábado) e em Patamares (domingo), de onde foram retiradas 56,42 toneladas de resíduos. As ações promovidas pela Prefeitura através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com o projeto Fundo Limpo, se repetirão na praia de Ipitanga, nesta sexta-feira (1º) e em Praia do Flamengo, no domingo (3).
Na Barra, foram 36 toneladas, além dos 200 kg retirados por mergulhadores do fundo do mar no Farol da Barra. As atividades se repetiram no domingo (27), na praia de Patamares, onde 20,42 toneladas de lixo foram recolhidas. Além da ação de coleta, educadores ambientais instalaram uma tenda para falar sobre coleta seletiva e a importância de preservar não apenas o mar, mas todo o ecossistema.
Um item que chamou atenção do público na praia foi um grande peixe de metal contendo dezenas de garrafas pets no interior, fazendo uma alusão ao ato nocivo de jogar lixo no mar e ao impacto dessa atitude sobre os animais marinhos. A visão da turista Anica Ureh, de 76 anos, ao passear pela orla da Barra, foi de espanto ao perceber a quantidade de lixo depositado na praia. “Há muito lixo nas praias, em todos os lugares que olhamos. As pessoas não preservam o lugar. É horrível para o meio ambiente e ainda tira a beleza da região”, afirmou.