As hemorroidas ocorrem pela dilatação das veias do ânus. De acordo com a proctologista Olga Szpigel, do Hospital Moriah, as hemorroidas podem ser internas, que ficam dentro do canal anal, ou externas, normalmente visíveis a olho nu. Olga explica que a evolução do inchaço das veias tende a começar com o inchaço interno, exterioriza, volta, exterioriza novamente, fica algum tempo e volta, e por último, exterioriza e permanece para fora.
Mulheres gestantes são as principais acometidas, pois apresentam grande constipação por conta do crescimento do bebê, que começa a pesar sobre as veias do local e diminui o retorno do sangue, ou por empurrar o intestino, dificultando a evacuação. A oscilação hormonal da gestação também pode dificultar a evacuação, devido aos altos níveis de progesterona, que prende o intestino. Outros fatores de risco são a obesidade, constipação e dificuldade para evacuar, genética, idade e pacientes acamados, que têm um ritmo intestinal lento por não se moverem.
Entre os sintomas que o problema pode apresentar estão a dor anal, coceira, fezes com muco, sangramento, ardência e resquícios de fezes na região, mesmo após a higienização.
De acordo com a proctologista Renata Lepre, do Hospital Santa Cruz, a alimentação influencia no aparecimento das hemorroidas pois m a regularização do hábito intestinal ajuda no amolecimento das fezes e otimiza o trânsito intestinal, diminuindo a possibilidade de machucados e o esforço para evacuar. Renata afirma que o ideal é ter uma dieta rica em fibras, que inclua verduras cruas e cozidas, legumes, frutas e farelos.
Os sintomas podem ser aliviados por meio do uso de analgésicos, venotônicos — medicamentos que reduzem a inflamação das veias —, supositórios e pomadas, que devem ser receitados por especialistas. Renata afirma que as dores também podem ser aliviadas com a troca do papel higiênico por lenços umedecidos, ou limpar o local com água corrente.
As hemorroidas podem ser tratadas com medicamentos venotônicos, fibras e medicações tópicas, que são aplicadas diretamente no local, ou por meio de cirurgias, como a hemorroidectomia convencional. A escolha do tratamento dependerá do grau da hemorroida.
As principais complicações que podem ocorrer por hemorroidas são a anemia, devido ao sangramento volumoso e contínuo, porém não é o problema mais frequente, segundo Olga. Já a trombose hemorroidária, coágulo presente dentro das veias inchadas, é mais frequente, e causa dor intensa. Nesse caso, não há migração do coágulo pela corrente sanguínea.
R7