Com o objetivo de dar as boas-vindas aos estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta quarta-feira (21), o Programa de Abertura do Ano Letivo – Aula Inaugural, às 8h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador. A programação envolverá apresentações de experiências estudantis em suas distintas linguagens. A atividade contará com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e será transmitida, ao vivo, pela TVE Bahia (Canal 10.1), pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e pelas redes sociais da TVE e da Educação Bahia.
A comunidade escolar e convidados serão recepcionados pela Fanfarra do Colégio Estadual Anísio Teixeira e pela Banda Juventude Parqueana, da Escola Parque. Na abertura das atividades, estudantes coralistas e instrumentistas do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Música, de Salvador, entoarão o Hino ao Dois de Julho. Sob o comando do professor Erivaldo de Santana, a banda musical, composta por estudantes e ex-estudantes da Escola Parque, vai apresentar algumas músicas marcantes, como ‘Nunca pare de sonhar’, de Gonzaguinha.
Protagonismo estudantil – Com foco na valorização do protagonismo estudantil, o evento contará com a apresentarão de atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual em diversas áreas, como Arte, Ciências, Tecnologia, Empreendedorismo, Esporte, Tecnologia e Meio Ambiente, dentro da proposta da SEC de fortalecimento do eixo pedagógico. Entre as atrações está o vídeo “O apocalipse smartphone”, produzido pelos estudantes Breno Muniz, 15, e Josué Santos Júnior, 21, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, em Salvador, por meio do projeto Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), desenvolvido pela SEC.
Outros destaques são as apresentações de canções vencedoras do Festival Anual da Canção (FACE), nos anos de 2017 e 2018, como “Transformar”, “Invasões quânticas”, “Mulheres” e “Esperança sem cor”, de autoria e interpretadas por estudantes da rede estadual. Já o projeto Tempos de Artes Literárias (TAL) será representado pela poesia “Resiste, preta”, de autoria do aluno José Roberto Santos Junior, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal, em Serrinha, e “Inocência perdida”, da aluna Maydê Sales, do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC). Outro destaque é a apresentação de “Trap”, coreografia montada por um grupo de estudantes do Colégio Estadual Noêmia Rego, na capital baiana, através do Dança Estudantil (DANCE).