O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) do Hospital da Mulher estará de portas abertas, durante o Carnaval 2019, para atendimento de pacientes. Mulheres, adolescentes e mulheres trans expostas a situações de abusos e violência sexual serão acolhidas no centro, que dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.
De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), as pacientes serão atendidas sem necessidade de agendamento prévio. O encaminhamento também pode ser feito pela rede de enfrentamento à violência contra mulher, por meio de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) ou Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).
O Serviço AME orienta que o atendimento de emergência – primeiro atendimento – seja realizado em até 72 horas da violência para um melhor prognóstico. Ao dar entrada na unidade, a paciente realiza exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e DSTs, contracepção de emergência e exame médico pericial em parceria com o IML. Há ainda, se for o desejo da mulher, acompanhamento à delegacia especializada para registro da ocorrência.
“Embora os atendimentos aconteçam com ou sem o registro do Boletim de Ocorrência (B.O.), a notificação através do documento é importante para maior precisão e eficácia das políticas de reparação”, ressaltou a médica ginecologista e coordenadora do AME, Jamile Martins.