Grupo se apresenta na Casa do Maestro (Federação), com samba de roda e roda de samba
O já tradicional ensaio do Vai Kem Ké retorna ao seu palco original, o Espaço Cultural Casa do Maestro (Federação), neste domingo (17), às 17h. No repertório, clássicos como “Samba da Minha Terra”, “Quixabeira”, “Paixão Antiga”, “Marinheiro Só” e “Filho da Bahia”, além de composições próprias, como “Varro o Tapete” e “Chapéu de Palha” – primeiro single do grupo, já disponível nas plataformas digitais.
Idealizado pelo músico, maestro e multi-instrumentista Augusto Conceição, o Vai Kem Ké propõe o resgate cultural do legítimo samba da Bahia, valorizando o ritmo do samba duro e samba de roda, preservando os sambas de caboclo, as cirandas e cantigas de domínio popular. Ex-diretor musical, trombonista e um dos cantores da Timbalada durante 12 anos (de 1992 a 2004), Augusto também é um dos precursores do Samba Junino, movimento artístico surgido na década de 70 e que, ano passado, foi reconhecido como o primeiro bem imaterial de Salvador.
Filho caçula do maestro Vivaldo Conceição, conhecido como “Luminoso Diamante Negro da Bahia”, Augusto é autor de hits famosos da música baiana, como “Pererê”, “Rodopiou”, “A Galera”, “Bug Bug Bye Bye” e “Juliana (a Boa)”. “O samba é um sonho meu de muitos anos. Ouvia em casa, desde pequenininho, com meu pai, os sambas de caboclo. E o Vai Kem Ké resgata esse movimento do samba de rua, do batuque e da roda de samba”, destacou Augusto, que começou a tocar aos 13 anos e, aos 17, já acompanhava artistas como Lazzo e Gerônimo.
Criado em agosto de 2018, o Vai Kem Ké já promoveu 13 edições do seu samba, sempre aos domingos, na Casa do Maestro, onde Vivaldo morou por 40 anos. Com uma formação-base de 12 músicos, incluindo um trio de cantadoras, o grupo participou do ensaio de Gerônimo (15 de janeiro) e também se apresentou na festa de Terno de Reis, em Santo Amaro da Purificação, na 1ª edição do Rodar: o Recôncavo em Salvador, na XI Lavagem da Odoyá, em homenagem a Iemanjá, no Rio Vermelho (dia 31 de janeiro), no Pátio da Igreja do Carmo, e na Praça Tereza Batista.
Esta semana, se apresenta no Velho Espanha (Barris), na quinta-feira (14); faz show de abertura no Ensaio Geral do Samba, sexta (15), na Praça Quincas Berro D’Água; e é um dos convidados do ensaio do Bloco Alerta Geral, sábado (16), nos Barris. Na próxima semana (dia 22), o grupo retorna à Praça Tereza Batista.
Ensaio do Samba do Vai Kem Ké
Quando: Domingo (17)
Horário: A partir das 17h (a Casa abre às 14h, com feijoada)
Local: Espaço Cultural Casa do Maestro (Rua Mestre Pastinha, 365 – Federação)
Valor: R$ 15
Redes sociais: @vai_kem_ke
Link para fotos e vídeos:
https://drive.google.com/open?id=1NJRy34ZUKu8qU62zIB2-WTZEhp1KWv4o