O novo Golf já está praticamente pronto. É o que mostra um flagra publicado pelo site Carscoops, no qual é possível ver um exemplar do modelo sem camuflagem, sendo testado na África do Sul. A expectativa é de que ele seja apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra, em março próximo. Porém, se você é fã do hatch da Volkswagen, as perspectivas não são boas: a próxima geração não será fabricada no Brasil.
O motivo é a falta de demanda dos consumidores brasileiros por hatches médios. Esse segmento, que já foi um dos principais do mercado nacional, vem encolhendo ano após ano. E o Golf sente as consequências disso: suas vendas, atualmente, não passam de algumas centenas de unidades por mês. E olha que a geração atual ainda estar alinhada com a similar feita na Europa.
Esse volume é muito baixo para viabilizar a produção do novo Golf no país. A Volkswagen ainda não revelou seus planos; porém, o mais provável é que a futura geração seja trazida da Alemanha, em pequena quantidade. Não será possível importar o modelo do México (que tem acordo comercial no Brasil), uma vez que ele também deixará de ser produzido por lá. É que a demanda por hatches médios na América do Norte vem igualmente diminuindo.
Tal fenômeno mercadológico tem uma causa conhecida: a ascensão dos SUVs. Enquanto as vendas globais de hatches e de sedãs declinam, as de utilitários esportivos só aumentam. A própria Volkswagen já desenvolve produtos em sintonia com as recentes tendências dos consumidores, inclusive no Brasil. Por aqui, a marca alemã vai lançar o compacto T-Cross e o médio Tharu. Desse modo, o novo Golf será destinado, especialmente, à Europa, onde ainda há grande demanda por ele.
Novo Golf dá continuidade a trajetória iniciada em 1974
Apesar da camuflagem, é possível perceber que o novo Golf mantém sua identidade visual. Alguns elementos de estilo tradicionais, como as proporções da carroceria e a coluna C bastante larga, foram mantidos. Eles estão presentes no hatch desde a geração, lançada em 1974. A safra que será lançada neste ano é a oitava desde então.
As informações técnicas do novo Golf ainda não foram divulgadas. Todavia, sabe-se que ele terá a mesma plataforma MQB do modelo atual. Por isso, suas dimensões externas e internas não deverão mudar muto. Espera-se que ele tenha novas opções de motorização, inclusive elétricas e híbridas, além de tecnologias semi-autônomas e autônomas.
No Brasil, o Golf foi lançado em meados dos anos 90, como importado. Naquele momento, o modelo estava em sua terceira geração. A safra seguinte foi produzida nacionalmente por um longo período, até ser substituída pela geração atual, a sétima em âmbito global.
R7