O técnico João Burse, do time sub-20 do Vitória, conhece bem o zagueiro Lucas Ribeiro, que deixou o Leão após ser comprado pelo Hoffenheim, da Alemanha. O primeiro contato da dupla foi em outubro de 2017, quando Burse retornou ao clube. O treinador acredita que o atleta terá sucesso no futebol europeu.
“Acredito muito no sucesso dele no Hoffenheim. Acho que ele vai construir sua história com um passo de cada vez. E a Seleção Brasileira será consequência bom trabalho que ele mostrará na Alemanha”, disse Burse, em entrevista ao Bahia Notícias.
João Burse relembrou os contatos iniciais com Lucas Ribeiro e também o primeiro título do defensor. A Copa do Nordeste Sub-20 em 2017.
“Eu estava no Palmeiras e voltei ao Vitória em outubro 2017. Foi aí onde tive o primeiro contato com Lucas Ribeiro e todo o elenco para começarmos a preparação para a Copa do Nordeste daquele ano. Muitos atletas nascidos em 1998 eu já conhecia como Eron e Cedric, que foram campeões comigo da Copa do Brasil Sub-17 em 2015 no Vitória. Alguns nascidos em 199 como Luan e Marcelinho eu também conhecia. Já alguns novos que estavam subindo e outros que foram aprovados como o Lucas eu não conhecia. E quando começamos a nossa preparação vi o potencial e a qualidade dele. Um zagueiro que é construtor, ótima saída de bola e frio. Eu vi nele qualidades que eu admirava. E em pouco tempo ele começou a ser titular, nos preparamos para a Copa do Nordeste e fomos campeões. Ele formou dupla de zaga com Léo Xavier [emprestado para o Jequié]”, declarou.
Para João Burse, a disputa da Dallas Cup em 2018, nos Estados Unidos, e o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Aspirantes, também na temporada passada, contribuíram significativamente para a evolução de Lucas Ribeiro.
“Depois da Copa do Nordeste, participamos da Taça São Paulo e chegamos até as quartas de final. Perdemos para o São Paulo nos pênaltis e Lucas Ribeiro fez uma boa competição. Depois fomos para a Dallas Cup, nos Estamos Unidos, onde ele fez três jogos. Foi muito bom para ele e todo o elenco. Jogamos contra times do México e Estados Unidos. Essa experiência internacional foi bastante positiva. Depois tivemos o Campeonato Baiano e Copa do Brasil. Ele foi ganhando confiança e evoluindo. E aí veio o Aspirantes Sub-23. Acredito que o divisor de águas foi aí. Deu experiência para Lucas e os atletas. O técnico Paulo César Carpegiani viu a participação de Lucas em um jogo contra o Internacional e o chamou para a equipe principal. Aí ele agarrou a oportunidade e se firmou na equipe. Tenho certeza que Lucas vai ter muito sucesso na Europa”, finalizou.
Cria do Vitória, Lucas Ribeiro foi promovido ao time principal em agosto do ano passado e se tornou titular absoluto. O defensor disputou 15 jogos pelo Leão. O jogador de 20 anos assinou contrato com o Hoffenheim até 2023.
Bahia Notícias