O líder da oposição venezuelana e autoproclamado presidente, Juan Guaidó, chegou a Brasília nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (28). Na tarde de hoje, ele irá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro.
Guaidó está fora da Venezuela desde o dia 22, quando foi à Colômbia para tentar ingressar no país com um comboio que levava ajuda humanitária (basicamente alimentos e remédios).
O Exército do ditador Nicolás Maduro não permitiu e houve confrontos na fronteira.
A viagem do oposicionista ao Brasil foi feita em um avião da Força Aérea colombiana. Guaidó ficará hospedado na Base Aérea de Brasília, ao menos até sexta-feira (2). Se voltar à Venezuela, ele corre o risco de ser preso.
Na segunda-feira (25), Guaidó se encontrou com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e com Ernesto Araújo na Colômbia durante reunião do Grupo de Lima que debateu uma saída pacífica para crise venezuelana sem interferência externa.
O Brasil, além dos Estados Unidos, o Chile, o Paraguai e o Canadá reconhecem Guaidó como presidente legítimo da Venezuela. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, avalia que há uma conspiração liderada pelos Estados Unidos e Colômbia com o objetivo de promover uma intervenção na Venezuela.
R7