Um levantamento divulgado pelo Procon(Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira (18), mostra que o número de reclamações sobre empréstimos consignados cresceu 15,4% em 2018.
Os números mostram que foram registradas 642 reclamações sobre o tema durante o ano. Com isso, o assunto que ocupava o nono lugar na lista de problemas, passou a ser o terceiro.
Para coordenador do órgão, Marcelo Barbosa, o aumento dos problemas com as empresas de empréstimo se deve, principalmente , à redução do orçamento familiar.
— É necessária uma revisão criteriosa dos fatores que desestabilizam o orçamento familiar, como os altos juros bancários, as frouxas exigências para contratação de empréstimos e a falta de educação financeira por parte do consumidor.
Balanço de 2018
Em 2018 foram registradas 6.080 reclamações de consumidores no Procon Assembleia. Além das adversidades com os assuntos financeiros, os mineiros tiveram problemas, pricipalmente, com serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. De acordo com a coordenação da instituição, este é o quinto ano que o setor de telecomunicações lidera o ranking.
Veja os 10 problemas mais relatados no Procon Assembleia:
1º – Telefonia celular e fixa (1.033 reclamações)
2º – Combos de telefone, TV por assinatura e internet (726 reclamações)
3º – Empréstimo consignado e pessoal (642 reclamações)
4º – Cartão de crédito (570 reclamações)
5º – Eletrodomésticos e eletroeletrônicos (338 reclamações)
6º – Aparelhos telefônicos (252 reclamações)
7º – Estabelecimentos de ensino/autoescola, cursos, pré-vestibular (190 reclamações)
8º – Veículos/carros/automotores (118 reclamações)
9º – Agências de turismo/pacotes/hotéis/pousadas (118 reclamações)
R7