Salvador e região metropolitana amanheceram com céu nublado e pancadas de chuvas nesta quinta-feira (21), dia seguinte ao início do outono, estação que começou às 18h58 de quarta-feira (20).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que ao longo desta quinta-feira seja de céu nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas.
Durante o outono, os especialistas acreditam que a estação seja, predominantemente, de chuvas intensas, onde em poucas horas cai um grande volume de água.
“A principal característica do outono para o soteropolitano, região metropolitana e recôncavo baiano é que o outono coincide com o período chuvoso. São os meses onde a gente tem o maior volume mensal [de chuvas] e também quando temos aquelas maiores chuvas em poucas horas”, explicou a meteorologista Cláudia Valéria.
Durante o verão, estação que antecedeu o outono, as temperaturas em Salvador foram altas. Na madrugada mais quente da capital baiana, o Inmet registrou temperatura de 34,3ºC, com sensação térmica de 37,3ºC.
Conforme Cláudia Valéria, neste início do outono as temperaturas permanecem elevadas. Nesta quinta-feira, por exemplo, apesar das chuvas, a temperatura em Salvador varia entre 26°C e 33ºC.
“Ainda não temos uma variação das temperaturas, principalmente nesse primeiro momento [início da estação], só quando vêm as chuvas a gente tem uma ligeira redução [da temperatura] por conta de uma maior quantidade de nuvens, que vai levar menor quantidade de radiação ao solo e a temperatura fica menor”, explicou.
A especialista disse ainda que o fenômeno do El Niño segue durante o outono e que a previsão é de que haja uma má distribuição das chuvas no nordeste.
“Este ano estamos esperando um outono típico, com chuvas mais intensas em poucas horas e chuvas dentro do padrão, que é algo em torno de 250mm e 300mm por mês”, contou.
G1