O evento gratuito vai acontecer no Largo do Jenipapeiro no bairro de Itapuã
Importante símbolo da história do bairro de Itapuã, Dona Francisca Passos, apelidada carinhosamente de Dona Francisquinha, deixou um legado afetivo e cultural para comunidade que é lembrado todos os anos na data que marca seu nascimento. Desde a sua partida, em 2002, moradores e familiares realizam o “Sarau Mantendo a Tradição”, que terá edição especial no Sarau de Itapuã, ação realizada pela Casa da Música, espaço cultural administrado pela SecultBA, nesta segunda-feira (01), no Largo do Jenipapeiro, reduto onde vivia a matriarca.
A programação incluirá atividades de interação social, sensibilização cultural e participação cooperativa, como forma de mostrar aos moradores de Itapuã a história das diversas manifestações artísticas consagradas que saíram do bairro direto para a cultura popular brasileira.
Além das atividades programadas, artistas e grupos culturais de Itapuã vão ajudar na missão de homenagear Dona Francisquinha, junto com seus amigos e familiares e todo o público, que são convidados a assistir a vídeos que contam sobre a sua caminhada. “’Nos passos da Francisca, todos mantendo a tradição’, é um slogan do Grupo, que convida a todos a seguir os passos de Francisca Passos”.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.
Serviço
Sarau de Itapuã – Nos Passos da Francisca, todos mantendo a tradição
Apresentação de grupos Culturais
Dia e Horário: 01 de Abril, das 18h às 22h.
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Praça do Jenipapeiro, no Bairro de Itapuã