Sedentarismo e consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, principalmente os industrializados, são os principais causadores da obesidade infantil. A estimativa é que, até 2025, mais de 11 milhões de crianças no Brasil sejam obesas, segundo levantamento da Federação Mundial de Obesidade. Pensando nisso e com objetivo de proporcionar uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos, o Colégio Vitória-Régia, localizado em Salvador, vai realizar uma série de ações educativas em sala de aula e de forma prática, ao longo do mês de abril.
Do dia 1º ao dia 5, os estudantes do Ensino Fundamental do Vitória-Régia terão aula prática na cozinha experimental da instituição, onde irão produzir receitas saudáveis. Nos dias 9 e 10, será a vez de uma nutricionista palestrar para as crianças; e do dia 15 ao dia 17, as crianças farão um lanche coletivo que vai explorar a culinária indígena. Em todos os momentos, elas serão orientadas por professores de diferentes áreas da educação.
De acordo com a orientadora educacional, Daniela Cidreira, atualmente “as crianças ficam muito tempo na frente da televisão e do computador, resultando em uma vida sedentária, além de possuírem uma alimentação inadequada. Pensando nisso, idealizamos essas atividades educativas ao longo do mês. Vale ressaltar ainda que nossas práticas de alimentação saudável são diárias. Nossas cantinas são equipadas para oferecer salada de frutas com granola, suco de polpa, sanduíche natural, bolos caseiros, dentre outros produtos”.
Ainda de acordo com a especialista, o estímulo aos bons hábitos alimentares deve iniciar em casa, com toda a família. “É fundamental que os pais também tenham essa cultura em relação às atividades físicas, e isso envolve a prática de esportes, caminhadas e jogos interativos”.
Para Daniela Cidreira, o sobrepeso também pode ser motivado por questões relacionadas ao bem-estar psicológico da criança e do adolescente. Por isso, é fundamental analisar a autoestima e as relações familiares e no ambiente escolar. “É importante lembrar que esse público também pode desenvolver angústia, depressão e ansiedade, que são problemas psicológicos que podem refletir em uma alimentação ruim e descontrolada, provocando a obesidade”.
Cronograma de ações:
1º a 5 de abril
Atividade: cozinha experimental – receitas saudáveis
Disciplina: Ciências e Geografia
Horários: 7h40 (5º D) | 8h55 (5º A) | 9h40 (5º C) | 10h40 (5º B)
9 e 10 de abril
Atividade: palestra com nutricionais e confecção de trabalhos
Disciplina: Ciências e História
Horários:
09/04, terça-feira
7h30 às 8h30 – 4º ano
9h30 às 10h30 – 3º ano
13h30 às 14h30 – 2º, 3º e 4º anos
10/04, quarta-feira
7h30 às 8h30 – 5º ano
9h30 às 10h30 – 2º ano
15 a 17 de abril
Atividade: Lanche coletivo
Disciplina: Ciências e Educação Alimentar
Horário: 8h30 às 9h30