Esqueça-se de alface, cenoura, couve e outras hortaliças tradicionais. O caminho para uma alimentação saudável pode estar no jardim mais próximo a você, graças às chamadas PANCs.
As plantas alimentícias não convencionais ainda são desconhecidas por muitos brasileiros, mas podem ser alternativas nutritivas para quem quer comer melhor e até mesmo emagrecer.
“PANCs são ricas em compostos bioativos, vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Algumas são diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na perda de peso por tratarem o organismo como um todo, diminuindo a inflamação causada pelo tecido adiposo, poluição e estilo de vida. Além disso, aumentam a oferta de proteína da refeição e saciedade por possuírem muitas fibras”, explica a nutricionista Janainna Mazelli.
Quando o assunto é perda de peso, o também nutricionista Alan David Nicolau recomenda a ora-pró-nobis, que, segundo ele, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
“Ela contribui para uma boa manutenção dos ossos, melhor funcionamento do intestino e do sistema imunológico. Também ajuda a combater os radicais livres que, em excesso, geram o estresse oxidativo que implica em várias doenças”, afirma.
Já no valor nutricional, as que saem na frente, para Janainna, são arumbeva, capuchinha, caruru, dente-de-leão, picão.
O fato de muitas dessas plantas serem encontradas em jardins pode levar à falsa ideia de que qualquer espécie presente neles pode ser consumida — o que é um grande perigo. A nutricionista alerta para a necessidade de saber identificar quais são as comestíveis e para os riscos de confundi-las.
“A melhor saída é ir atrás de lojas e feiras locais que vendem os produtos e se familiarizar com as plantas locais, além de pesquisas na internet. É muito importante não sair comendo qualquer planta que avistamos por aí, pois algumas podem causar alergias ou ser tóxicas. Na dúvida, não consuma”.
PANCs geralmente são vendidas em mercados locais e em casas de produtos naturais. Alan David Nicolau ressalta que, muitas vezes, elas são comercializadas em forma de semente, o que se torna uma alternativa para quem quer ter alimentos sempre frescos disponíveis.
Além de serem ricas em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o organismo, as PANCs dão ainda mais motivos para entrar de vez na vida do brasileiro. Janainna Mazelli ressalta que, ao compra-las, o consumidor incentiva a produção local e a valorização de pequenos produtores.
“Elas também são mais baratas e, muitas vezes, livres ou com pouquíssimas quantidades de agrotóxicos — que já seriam motivos suficientes para o consumo”, diz a especialista.
A chef funcional Lidiane Barbosa, que usa PANCs como ingredientes principais em muitas receitas, afirma que o preparo delas é mais fácil do que muita gente acredita.
“Dá para fazer pratos simples, muito mais do que as pessoas possam imaginar. É que, no entendimento das pessoas, sair do convencional é muito complicado. O desconhecido parece mais difícil. Mas pratos simples ganham um toque superespecial e com aporte de proteínas e nutrientes das PANCs”, diz.
Veja uma receita da chef Lidiane, feita com PANC no lugar de carne, a seguir:
BAIÃO DE DOIS VEGETARIANO
Ingredientes:
– 1 coração de bananeira – PANC
– 4 xícaras de arroz 7 grãos cozido
– 2 xícaras de feijão azuki cozido (ou qualquer outro feijão de sua preferência – só atenção ao pré-preparo: deixe de molho por 8 horas)
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– Coentro picado
– 1 pimenta sem as sementes bem picadinha
– 1 queijo coalho (daqueles com palito) de búfala cortado em cubinhos pequenos
– 5 colheres de sopa de manteiga ghee ou azeite de oliva extra virgem
– 1 colher de sopa de páprica defumada.
Modo de preparo
Corte o coração da bananeira bem fininho, em rodelas, como uma folha de couve. Enrole as folhas e corte. Branqueie (coloque em água fervente rapidamente e depois em água com gelo). Reserve.
Corte a cebola em fatias finas e leve a uma panela com o dente de alho e 2 colheres de sopa de manteiga ghee. Deixe refogando. Acrescente o coração da bananeira e a páprica defumada. Deixe em fogo baixo, mexendo sempre. Acrescente o arroz, o feijão, o coentro, a pimenta e por último o queijo coalho. Acerte o sal e finalize com a manteiga ghee.
R7