Desde 2009, os grãos especiais extraídos da Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (região da Chapada Diamantina, na Bahia), vão para as mesas dos clientes das mais variadas formas. Agora o “Café Gourmet Piatã”, como é chamado, conquista o Selo da Agricultura Familiar ganhando ainda mais força no cenário nacional.
Michael Alcântara é o produtor agrícola e cafeicultor responsável por todo o processo de produção artesanal que vai da muda à mesa, junto com sua esposa e três filhas. A história começou há cerca de 25 anos e, hoje, além dos diversos prêmios conquistados nos concursos da Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC), que reúne os melhores cafés do Brasil, acaba de dar mais um passo importante: a conquista do Selo da Agricultura Familiar.
“Quando chegamos aqui eu era um dos poucos produtores. Hoje temos um leque de produtos na região que representam o sustento de milhares de famílias e o fortalecimento da economia local. Através do selo, os agricultores familiares são legitimados e conquistam maior visibilidade”, destaca Alcântara.
O Seven Café
O Café Gourmet Piatã é comercializado nas unidades do Seven Café há 10 anos e um dos sócios do estabelecimento, Márcio Cardoso, comemora a conquista e explica como o café está inserido no cardápio da marca. “Desenvolvemos um blend (mix de grãos de diferentes torras, espécies ou sabores) específico para o Seven. É uma mistura de sabores aprovados por quem experimenta e que agrada muito o nosso público por ser um café de qualidade superior. No nosso cardápio tem do espresso ao coado, além dos cappuccinos, cafés alcoólicos e os que são à base de leite, como o mocha e o macchiato. O destaque fica para os cafés gelados que levam sorvete e café expresso na receita.”, explica Cardoso.